Saiba Mais Sobre o V Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI Realizado em Natal

Olá leitor!

Nos dias 28 e 29 de outubro passado foi realizado em Natal (RN), o “V Fórum de Pesquisa e Inovação”, evento este de divulgação de pesquisas científicas e tecnológicas relacionados às atividades do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

O evento que abrange diversas áreas do conhecimento espacial é realizado anualmente com sucesso desde 2011, e inclui sempre entre as suas atividades o lançamento de um foguete de treinamento, lançamento que este ano foi de um FTI - Foguete de Treinamento Intermediário (veja o relatório da missão postado ontem aqui no Blog).

Vale lembrar que este Fórum do CLBI é um dos poucos eventos significativos exclusivamente astronáuticos realizados anualmente no Brasil, onde ainda temos o “SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas” do IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço (que este ano se espera seja realizado em dezembro, já que creio que eles estavam aguardando a Missão do SARA), os eventos anuais realizados pelo IEAv (estes não só astronáuticos) e mais recentemente o Latin-AmericanIAA CubeSat WorkShop, evento este não anual realizado pela IAA - Academia Internacional de Astronáutica (o próximo será realizado em Florianópolis-SC de 28/02 até 02/03/2016) que está em sua segunda edição no Brasil, mas não há a certeza de que este evento continuará por aqui.

O leitor deve se perguntar: Mas e o CLA, o centro maranhense não realiza um evento similar ao do CLBI? Bom leitor, pelo que sei não realiza não, coisa que sinceramente não faz o menor sentido. O CLBI realiza seu evento há cinco anos com uma estreita colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o CLA deveria fazer a mesma coisa com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), quem sabe até com o apoio do Governo Maranhense, mas não faz, sabe-se lá por que.

Bom leitor, deixando isto de lado e voltando ao evento realizado no final de outubro em Natal, gostaria de destacar aqui alguns dos projetos mais significativos apresentados durante este evento:

O IEAv apresentou os seguintes projetos em diversas palestras:

* Tecnologias dos veículos demonstradores 14-X, 14-X B e 14-X S.

* Projeto PHiLO (Plataforma Hipersônica de Lançamento Orbital). OBS: O Blog está muito ansioso para conseguir maiores informações sobre este curioso projeto.

* Projeto CSLASER de propulsão a Laser e tecnologia associadas.

Já o CRN/INPE apresentou os seguintes projetos em diversas palestras:

* Tecnologias relacionadas com o projeto do primeiro nanosatélite do Programa CONASAT (Constelação de Nanossatélites Ambientais) ou seja, o nanosatélite CONASAT-0.

* Tecnologias associadas ao Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA).

O CLBI apresentou a seguinte palestra mais significativa:

* ”CLBI - Trampolim para o Espaço”, palestra esta apresentada pela pesquisadora Carmem Daniella Spínola da Hora.
OBS: Tenho a impressão e espero que esteja certo, de que esta palestra teve como objetivo passar aos participantes do evento a abertura do centro para pesquisas de instituições do país, e do uso dos seus foguetes de treinamento nessas pesquisas, coisa que deveria ser coordenado pelo AEB, mas não é (como poderia ser diferente, tendo um banana na sua direção), sendo esta uma iniciativa muito louvável por parte do COMAER/CLBI que merece todo o nosso reconhecimento.

Já a UFRN apresentou os seguintes projetos mais significativos:

* Uma analise das Propriedades Termofísicas da liga de metal usada na cabeça do foguete FTB (Foguete de Treinamento Básico).

* Projeto de um Drone (UAV) para digitalizar a área de impacto dos foguetes do CLBI.

Vale dizer leitor que instituições como o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) também apresentaram projetos no evento.

Veja aqui qual foi a programação completa do evento.

Duda Falcão

Comentários