Motor do Foguete VS-40M Explode em Alcântara; Lançamento é Adiado

Olá leitor!

Segue uma matéria publicada hoje (14/11) no jornal “O Estado do Maranhão”, dando destaque ao acidente ocorrido ontem (13/11) com o foguete VS-40M V03 na “Base de Alcântara”.

Duda Falcão

GERAL

Motor do Foguete VS-40M Explode
em Alcântara; Lançamento é Adiado

De acordo com a direção do Centro de Lançamento de Alcântara, falha na
rampa de onde partiria o veículo espacial foi a causa do insucesso da ação

THIAGO BASTOS
Da equipe de O Estado
14/11/2015

Foto: Divulgação
Nuvem de fumaça provocada pela explosão do foguete VS-40M.

O lançamento do foguete suborbital VS-40M, considerado a principal atividade deste ano do Programa Espacial Brasileiro e que estava previsto para acontecer no início da tarde de ontem, foi cancelado. De acordo com a direção do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), uma falha no motor do veículo, seguida de explosão, foi a causa do insucesso do lançamento, que ainda não tem data para acontecer novamente.

Ainda segundo informações da direção do CLA, mesmo com o problema técnico, não houve
registro de pessoas feridas durante a operação. Nos próximos dias, de acordo com a direção da base espacial, serão avaliados os danos causados pela explosão. Após essa fase, será aberta investigação interna para averiguar as razões do acidente.

De acordo com o diretor do CLA, coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, somente após a apuração das causas do acidente será possível avaliar o prosseguimento da Operação São Lourenço, cujo término ocorreria com o lançamento do VS-40M. “Após avaliação técnica sobre o porquê do acidente será possível avaliarmos o andamento do projeto”, disse on -
tem a O Estado.

O diretor do Centro confirmou ainda que, na quinta-feira, 12, foi realizada com êxito a simulação do lançamento do VS-40M. “Até pelo sucesso anterior do procedimento, a expectativa era de que tudo acontecesse conforme planejado hoje [ontem]. Porém, é prematuro apontar as causas. É preciso avaliar os passos dados para se saber o que não funcionou”, afirmou.

A explosão do motor do VS-40M ocorre 12 anos após a tragédia no CLA que resultou em 21 mortes, em 2003. Após o fato, o Brasil deixou de realizar procedimentos espaciais no território maranhense, retornando às atividades apenas no ano passado. Caso a Operação São Lourenço seja retomada, o CLA poderá consumar, a partir do ano que vem, os projetos de preparação de tipos de foguetes considerados superiores ao Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Carga Útil

O VS-40M tinha, antes do cancelamento do atividade, uma carga útil denominada SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) – plataforma destinada a desenvolver projetos nas áreas de engenharia e eletrônica. O SARA, ainda de acordo com informações do CLA, continha um componente em seu sistema de navegação denominado Sistema de Medição Inercial (SISMI).

O CLA informou ainda que, no foguete, seria embarcado um GPS de aplicação espacial, em fase de qualificação, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O foguete suborbital VS-40M, desenvolvido em território brasileiro em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), faz parte da Operação São Lourenço, desenvolvido pelo CLA em parceria com organizações militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
(DCTA), do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Marinha do Brasil, da Agência Espacial Alemã (DLR) e do Centro Espacial da Suécia (SSC).

MAIS

Ficha Técnica do Foguete VS-40M

Comprimento total: 6,725 m
Diâmetro máximo: 1,000 m
Nº de estágios: 1
Massa Total: 6.235 kg
Massa da carga útil: 500 kg
Apogeu: 650 km

Fonte: Agência Espacial Brasileira

SÃO LOURENÇO

Operação foi iniciada no dia 22

De acordo com informações da direção do CLA, a Operação São Lourenço foi iniciada no dia 22 do mês passado, em Alcântara. Segundo a direção do centro, a concretização e o lançamento do foguete poderão inserir o país no rol das nações que detêm as tecnologias mais avançadas, no segmento espacial, além de permitir avanços em estudos científicos e tecnológicos desenvolvidos pela Agência Espacial Brasileira (AEB).


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão – pág. 05 - 14/11/2015

Comentário: Bom leitor é preciso aguardar a nota oficial da FAB para se ter detalhes mais precisos. Entretanto, se houve realmente uma explosão causada por um acendimento do motor de forma intempestiva, muito provavelmente o protótipo do SARA Suborbital 1, bem como o protótipos do SISMI e do GPS Espacial, além é  claro da PML (Plataforma Média de Lançamento) do CLA foram perdidos, e sendo assim não haveria como dar prosseguimento a esta operação. Entretanto antes de ficar fazendo conjecturas sem dados confiáveis, vamos aguardar a nota oficial da FAB. Porém vale dizer leitor que, seja lá o que foi que realmente aconteceu ontem no CLA, infelizmente suas implicações negativas são bem maiores do que foram ditas na matéria acima e do que o leitor possa imaginar. Aproveitamos para agradecer publicamente ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desta matéria.

Comentários

  1. Duda,

    Quando houve o lançamento do FTI durante a Operação São Lourenço você observou em um de seus artigos que o foguete estava carregando uma carga útil, algo até então inédito para um FTI. Porém, não sabíamos do que se tratava tal experimento.

    Agora, segundo a notícia abaixo, sabemos.

    Leiam o que o Coronel Cláudio Olany Alencar disse a respeito do lançamento do FTI:

    "Foi altamente proveitoso e demonstrou que estamos prontos para realizar o lançamento do foguete suborbital VS-40M V03. Foi importante o teste com o dispositivo de teledestruição remota, utilizado pela primeira vez em um foguete de treinamento, como parte da preparação dos meios e do pessoal que atua na Operação São Lourenço"

    Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/13/foguete-explode-antes-de-lancamento-na-base-de-alcantara-ma.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo V!

      É eu sei, já havia visto, mas tenha certeza, não foi isso não. Leia daqui alguns dias o meu relatório sobre a Operação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. peço a todos que analise esse dado postado acima " De acordo com a direção do Centro de Lançamento de Alcântara, falha na
    rampa de onde partiria o veículo espacial foi a causa do insucesso da ação "
    .
    perceberam o que foi dito ? (( falha na Rampa de onde partiria o Veículo Espacial , foi a causa do Insucesso da Ação ))
    .
    ontem eu e amigos no Whats App abrimos um Grupo para discutir o assunto , e ao analisar as fotos , todas as fotos que chegavam a Net, depois de algumas opiniões , mesmo sem ver imagens concretas do Foguete , imaginamos que a Rampa , por um defeito qualquer , segurou o Foguete depois da Ignição, impedindo o Foguete de ser Lançado .

    ResponderExcluir
  3. "" De acordo com a direção do Centro de Lançamento de Alcântara, falha na
    rampa de onde partiria o veículo espacial foi a causa do insucesso da ação ""

    essa ideia passou ontem , depois de analisarmos a Cor da Fumaça,
    .
    quando Explode um Foguete , a Fumaça é variável de Branca turvando ao Cinza e podendo chegar ao Preto.

    já a Fumaça e o formato da Nuvem que se formou , não indica uma Explosão !
    .
    pela imagem fica a crê que o Foguete foi dado a Ignição, porém algo de errado aconteceu e a Rampa não acionou o comando Automático , liberando de imediato o Foguete, fazendo com que o Motor do Foguete queimasse todo o propelente preso a Rampa de Lançamento.
    .
    se houve Explosão ou não !, não foi constatado pela Imagem das fotos ,
    .
    fica muito difícil analisar algo sem provas concretas, até agora não temos fotos do Foguete e da suposta Explosão, então toda tese é aceitável.
    .
    vamos esperar por imagem da FAB , vamos torcer que o Laudo seja Verdadeiro e que não haja Sabotagem e nem Adulteração de Imagens e dados para tentar nos convencer do acontecido, vamos pensar Positivo,

    ResponderExcluir
  4. OS FANTASMAS DO “TIO SAM” PERAMBULAM NAS PERIFERIAS DO CLA:
    “ Após tomar conhecimento deste curioso revés, com o trágico final da operação São Lourenço, na tentativa frustrada pelo acaso desta eventualidade, no exitoso exercício para o lançamento do Foguete VS-40M-V03, até o presente momento, ainda não encontrei uma teoria referencial, que justificassem as constantes falhas, no intuito de gerir uma gama de assertividade nos lançamentos, no CLA.
    Esta me parecendo, mais um segmento do filme de 007. Imaginemos, o agente secreto inimigo, explode um potencial foguete, “VIA CONTROLE REMOTO”, que ainda estava postado no Guia da rampa de Lançamento, onde representaria , este projeto, a emancipação cientifica, e o esforço de seus pesquisadores, de uma nação sofredora, fictícia, governada por corruptos e mal intencionados, com o seu (Programa Espacial), afinal de contas, o desenvolvimento das pesquisas espaciais, não tem afinidades e nem teor político. Porém nesta película, para o país atingido, o escritor deste melodrama, não optou em criar um personagem heroica, que despusessem, salvar literalmente sua nação. Concluímos que o escritor, deste paradigma, nasceu nos E.U.A, criou-se nas Rússia e atualmente vive no Japão, prestes a morar na Índia, com viabilidades para rodar o próximo filme na China. Portanto amigos do blog, para os países desenvolvidos, este acontecimento , soa para eles, uma preocupação a menos. Estão se fixando com que aconteceu. “ Farinha pouca, primeiro o meu”. Creio que estão dando, baitas de umas boas GARGALHADAS!!! E acima de tudo, fazendo CHACOTAS de nosso programa.
    Tirando das estáticas, as assertividades operacionais com os foguetes de treinamentos. Só nos resta para os outros projetos de grande envergadura , a CONTINUIDADE DA DEMÊNCIA DA TARTARUGA , aumentando com isso, as nossas cansativas EXPECTATIVAS, diárias, porque não dizer, anuais. Tiramos com este acontecimento, um grande aprendizado, olha pessoal !! Estamos ficando craque com o seguinte tema do conhecimento da pirotecnia, chamada: ATRIBUTOS FÍSICOS DO DESLOCAMENTO SÔNICO PROCEDENTES DE UMA EXPLOSÃO.
    Ainda bem que desta vez não foram volatizadas, as vidas dos nossos técnicos presentes, creio que todos, ainda bem! Estavam enclausurados no interior da “Casa Mata”. Lembram-se das vidas ceifadas em 2003! O caso é mais sério do pensamos, vai além de nossas vãs sabedorias , nota-se, que os dois ocorridos, estão ligados diretamente, e com percentuais analíticos, e o “ ALVO “, nada mais é, os conceituados projetos, que abrirão o caminho definitivo para a conquista do espaço sideral. Sinistro não é? Porém verdadeiro.
    Muitas coincidências a serem analisadas, é obrigação das autoridades, ( AEB, CTA, IAE, Universidades e Institutos envolvidos), todos sem exceção, desvendar o mistério deste filme. Quem é realmente os interessados para os insucessos do PEB ? Será que é o escritor do roteiro, será que são os diretores dos conceituados institutos, será que é o produtor, que nada investem, será que são os próprios personagem, ou será que são os contras regras, assistentes, câmaras, iluminadores, ou até mesmo os figurinos? Onde estão as respostas para esse enigma do triângulo dos constantes acidentes? Será que o próximo projeto, terá o mesmo destino? BUM! BUM! Triste não é!!!! Vamos aguardar sorrateiramente as justificativas, que na realidade, são injustificáveis, desta vez será mais um “ENGODO” do tamanho de um dinossauro, mais uma PIADA DE MAU GOSTO. É o fim da picada, um absurdo.


    ResponderExcluir
  5. É só cego não vê o que realmente está acontecendo!
    Mesma historia porém com datas e protagonistas diferentes.
    O mais engraçado de tudo isso, é que esse foguete e motor já tinha sido testado com exito anteriormente.
    Mas acredito que a segurança, tanto física como eletromagnética no CLA deve ser falha; pois só assim forças alienígenas poderiam causar tantos estragos nos programas estratégicos nacionais ( os 100% nacionais ).
    E para piorar, políticos ainda por cima articulam com essas "forças alienígenas"; cooperações e acordos.
    Culpar esse ou aquele governo ( não deixando dúvidas que o atual governo possui sim sua parcela de culpa), é sermos parciais e superficiais.
    Pois a chaga de nosso Programa Engana Bobos ( Programa Espacial Brasileiro ), vem de anos atrás, de governos muito anteriores a esse; pois em nenhum governo nacional o PEB obteve as verbas que realmente merecia.
    Salvo Engano nos governos militares, que vinham a importância estratégica para o país que nunca será nação.
    E os atuais militares, corroboram com os atuais governos e sua política de entrega das riquezas do país numa bandeja de ouro para as multi estrangeiras.
    Vergonha e nojo, é o que sinto dos tomadores de decisão desse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm, parabéns Cleber!

      Esta começando a enxergar as coisas com ela são amigo, quiça a maioria do povo brasileiro estivesse seguindo o seu exemplo, certamente as chances de construirmos no futuro uma nação de verdade aumentariam exponencialmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  6. Ate o momento nenhum dos sites ligados ao programa espacial publicaram uma nota falando do ocorrido, pq tanto mistério? Oq eles estão tentando esconder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André Victor!

      Eles tem as razões deles, e acredite, são muito boas. Fique atento ao meu relatório da operação nos próximos dias.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  7. BOM QUERO DAR A MINHA OPINIÃO SOBRE ESTA SITUAÇÃO DE FOGUETES BRASILEIROS QUANDO ESTÃO SE APROXIMANDO DE CONCORRER DE ALGUMA FORMA NA ÁREA ESPACIAL QUE NO QUAL E MUITO LUCRATIVO E TAMBÉM QUANDO ESTÃO PRÓXIMOS DE OBTER SUCESSO EM TECNOLOGIA, SÃO SABOTADOS OU POR DE FORAS OU INFELIZMENTE DE DENTRO MESMO O QUAL E CHAMADOS DE LESA PÁTRIA CORRUPTOS PAGOS POR ESTRANGEIROS PARA SABOTAR DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, ISTO TEM A MÃO DO IMPÉRIO, BOM ESTA É A MINHA OPINIÃO, TOMARA QUE EU ESTEJA ERRADO

    ResponderExcluir
  8. acaba de sair uma nota da aeronautica confirmando que o foguete vs-40 foi todo destruido na explosao nao sobrando nada dos experimentos embarcados.........meu deus...nos ajude !!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zao!

      Não sei de nenhuma nota oficial divulgada pela FAB, há não ser a que foi divulgada pela própria imprensa. A FAB deve postar em algum momento em seu site ou no site do IAE uma nota oficial explicando o ocorrido. Apos está nota, completarei o meu relatório da missão para assim postá-lo no BLOG. Fique atento.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  9. ROGER , a sua Opinião também é a minha e a de milhões de Civis que trabalha duro e paga a conta da FAB e não temos o direito de Assistir a um Lançamento de um Foguete pequeno Suborbital pela TV ao VIVO e a CORES, as Forças Armadas do Brasil são Fantoches na Mãos desse Império chamado E.U.A. , que só Impera em países que possuem Riquezas e Povo e desunido como acontece aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  10. Tengo certeza de que en este acontecimiento como en muchos otros hay una mano negra que actúa en las sombras para que nunca lleguen a tener suceso estos avances en esta parte final del mundo !! mucha casualidad tantas desventuras !! ya sea por sabotaje o aprete directo , nuestros desarrollos resultan obstaculizados (nosotros tuvimos que entregar lisa y llanamente nuestro Condor II y destruir todo vestigio, cuando USA directamente "negoció" con nuestro vendepatria presidente Menem) ellos están permanentemente espiando nuestros avances y cuando consideran que se tornan peligrosos (para su egemonia) intervienen de alguna manera !!! ... hay que insistir !! algún día van a caer !! fuerza !! suerte !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felicito al amigo visionario, sro. martin Chilibroste. Estoy totalmente de acuerdo con sus convicciones sobre este potencial obstáculo. Sólo engenos no son capaces de tomar las ventas cubren la teoría de la verdad. Avante nuestros vehículos de lanzamiento inolvidables.

      Excluir
  11. A verdade é que sempre tivemos sérios inimigos que dificultam nosso desenvolvimento técnico-espacial. Estes inimigos sempre se posicionaram DENTRO E FORA DO BRASIL. Talvez, até, muito mais próximos dos lançamentos, do que se imagina. Vejam que os americanos querem a todo custo um "acordo de salvaguardas", pelo qual, teriam acesso irrestrito às nossas bases de lançamento. O Brasil nunca cedeu. Talvez por isso (causas externas) sejam esses insucessos.
    Aproveitando eu gostaria de saber se esse foguete tem possibilidades de se tornar um míssil balístico intercontinental???

    ResponderExcluir

Postar um comentário