Mesa-Redonda Esclarece Chamada de Proposta Para o Sirius

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (05/11) no site da “Agência FAPESP” destacando que o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) realizará amanhã (06/11) Mesa-Redonda esclarecer chamada de proposta para o Projeto Sirius.

Duda Falcão

Notícias

Mesa-Redonda Esclarece Chamada
de Proposta Para o Sirius

05 de novembro de 2015

LNLS realiza evento sobre desafios tecnológicos apresentados às
empresas que pretendem participar da chamada de proposta para
desenvolvimento do anel acelerador.

Agência FAPESP – O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) realizará, no dia 6 de novembro de 2015, a “Mesa-Redonda Parcerias Sirius”, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O evento tem como objetivo apresentar as demandas tecnológicas – ou desafios – propostos às empresas paulistas na chamada de proposta “Desenvolvimento do Novo Anel Acelerador Sirius do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron”, lançada por FAPESP e Finep, no âmbito do Programa PIPE/PAPPE Subvenção.

A chamada de propostas está aberta até o dia 27 de novembro para microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas empresas ou médias empresas sediadas no Estado de São Paulo, constituídas, no mínimo, doze meses antes ao lançamento do edital.

O apoio terá duração de até 24 meses, visando desenvolver processos e serviços inovadores para que os produtos possam ser inseridos no mercado. Os recursos alocados para financiamento do presente edital são da ordem de R$ 20 milhões, sendo 50% com recursos da FINEP e 50% com recursos da FAPESP.

Trata-se da segunda chamada lançada pelas instituições para apoiar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores para o Sirius. Na primeira chamada, 13 empresas foram selecionadas.

Uma das primeiras fontes de luz síncrotron consideradas de 4ª geração, o Sirius é composto por um acelerador síncrotron de 3 GeV e 0.28 nm radiano de emitância. Essa nova fonte terá brilho comparável ou melhor do que todas aquelas em construção ou recentemente construídas nas Américas, Europa e Ásia, permitindo que o Brasil se mantenha competitivo pelos próximos 20 anos.

Durante a mesa-redonda no CNPEM serão apresentados cada um dos desafios e o que se espera dos desenvolvimentos nas empresas. Os participantes poderão tirar dúvidas técnicas e conhecer a estrutura física do LNLS.

O número limite de inscritos é de 100 pessoas.

Mais informações e inscrições: pages.cnpem.br/desafiosirius 


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Comentários