sexta-feira, 27 de novembro de 2015

LNA Divulga Resultado do Concurso de Astronomia Para Estudantes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (27/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) divulgou o resultado do Concurso de Astronomia Para Estudantes.

Duda Falcão

LNA Divulga Resultado do Concurso
de Astronomia Para Estudantes

LNA

Foto: Divulgação/LNA
Equipamento de observação no LNA.

Brasília, 27 de novembro de 2015 – O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), divulgou ontem (26) o resultado do concurso de astronomia para estudantes. Indicando um objeto astronômico para ser observado e fotografado pelo Telescópio Soar, no Chile, jovens de todo o país apresentaram 547 propostas, sendo 262 de estudantes do Ensino Fundamental e 285 do Ensino Médio.

As estudantes de São Paulo Camila Naomi Kunitake, de 17 anos, e Yasmim Tami Paulino Shimomichi, de 16 anos, venceram na categoria Ensino Médio com a escolha da Galáxia NGC 1187, e visitarão as instalações do Soar.

Outra galáxia, a NGC 4027, foi indicada pelos estudantes Breno Casemiro Lorena Rios dos Santos e Giovanna Ramon Luiz Neto, de 14 anos, de Taubaté (SP). Eles venceram na categoria Ensino Fundamental com a indicação de uma galáxia identificada pelo astrônomo americano Halton Arp. Com o primeiro lugar no concurso, eles conhecer as instalações do LNA, incluindo o Observatório Pico dos Dias.

Breno e Giovanna receberam o apoio do professor de Geografia Felipe dos Santos na escolha e apresentação do objeto astronômico. O professor conta que a escolha da galáxia de Arp não foi fácil. “Na verdade, foi um grande trabalho de garimpagem, porque há inúmeros objetos que podem ser observados, mas foi muito importante para inspirar e despertar o interesse dos alunos pela ciência”, conta ele.

O envolvimento dos professores é um dos grandes méritos do concurso de astronomia para estudantes do LNA. Segundo o astrônomo Luciano Fraga, o concurso cresce a cada ano. Este ano, foram 100 inscrições a mais em relação a 2014. “Isso revela o interesse, sobretudo, dos professores em motivar os alunos no aprendizado da ciência”, comemora.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

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