segunda-feira, 30 de novembro de 2015

INPE Integra Estudo Publicado na Capa de Revista Internacional Sobre Geofísica Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto integra estudo publicado na capa de revista internacional sobre Geofísica Espacial.

Duda Falcão

INPE Integra Estudo Publicado na Capa de
Revista Internacional Sobre Geofísica Espacial

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015

O JGR Space Physics, periódico da American Geophysical Union, publicou na capa de sua edição de outubro um gráfico resultado de estudo feito em parceria pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além de universidades da Índia e Argentina. Confira aqui.

O gráfico faz parte do artigo “Day-to-day variability of equatorial electrojet and its role on the day-to-day characteristics of the equatorial ionization anomaly over the Indian and Brazilian sectors”, dos autores K. Venkatesh, P. R. Fagundes, D. S. V. V .D. Prasad, C. M. Denardini, A. J. de Abreu, R. de Jesus, M. Gende.

O trabalho mostra a relação do Eletrojato Equatorial - uma corrente elétrica que flui ao longo do equador magnético terrestre - com as densidades da chamada Anomalia Equatorial de Ionização.

“Variações bruscas (gradiente acentuados) da Anomalia Equatorial de Ionização podem causar efeitos indesejados nos sistemas de posicionamento baseados em satélites, conhecidos como sistemas GNSS”, explica Clezio De Nardin, gerente do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE e um dos autores do trabalho publicado no JGR Space Physics.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário