CLA Suspende Lançamento de Foguete no MA Após Falha no Motor

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada agora a pouco no site “G1” do globo.com, destacando que infelizmente houve falha no motor do VS-40M V03 do SARA Suborbital 1, e a missão teve de ser suspensa. Péssima notícia para o Programa Espacial Brasileiro (PEB).

Duda Falcão

MARANHÃO

CLA Suspende Lançamento de Foguete
no MA Após Falha no Motor

Informação foi confirmada ao G1 pela assessoria do CLA de Alcântara (MA).
Operação São Lourenço foi iniciada na segunda quinzena de outubro.

Do G1 MA
13/11/2015 17h31 
Atualizado em 13/11/2015 17h31

Uma pane no motor do foguete suborbital VS-40M V3, que testaria o Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), plataforma destinada a experimentos no espaço, impediu que o lançamento  fosse realizado na tarde desta sexta-feira (13), na base do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A informação foi confirmada ao G1 pelo tenente Huxley, assessor do CLA

As atividades fazem parte da Operação São Lourenço, iniciada na segunda quinzena de outubro.

A plataforma SARA levaria ao espaço um componente do Sistema de Navegação (SISNAV), denominado Sistema de Medição Inercial (SISMI), acompanhado de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – em cooperação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) –, ainda em fase de qualificação.

O receptor GPS para aplicação espacial tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço, funcionando em elevadas altitudes e altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido pelos satélites GPS.

Participaram da Operação São Lourenço técnicos, engenheiros e militares do CLA, IAE, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Comando Geral de Operações Aéreas (Comgar), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Marinha do Brasil (MB), além de especialistas da Agência Espacial Alemã (DLR) e do Centro Espacial da Suécia (SSC).


Fonte: Site “G1” do globo.com – 13/11/2015

Comentário: Pois é leitor, tá feia a coisa. Se a continuidade deste projeto já era algo difícil, só Deus sabe agora como vão ficar as coisas. Muito ruim para algo que precisava mostrar resultados. Triste. Aproveitamos para agradecer ao leitor Wanderson pelo envio desta desastrosa noticia.

Comentários

  1. Olá Duda segundo notícia no site ''O imparcial'' o foguete explodiu
    http://goo.gl/JAT5Ia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      É eu vi essa noticia, mas no momento temos de aguadar uma posição da FAB.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Eles não tem outros de reserva? Não é só colocar o experimento em outro motor? Pelo que eu entendi ele não chegou nem a decolar, então a plataforma SARA pode ser utilizada em outro foguete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!

      Se o foguete explodiu mesmo, não, eles naõ tem outra de reserva, e a plataforma de lançamento foi perdida ou danificada, se não, pode sim. Entretanto as notícias ainda são desencontradas e temos de aguardar uma posição oficial da FAB.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Vão me desculpar, mas é impossível não pensar em sabotagem!

    Não tem cabimento uma falha como essa.

    Mesmo o VS-40M sendo um veículo menos utilizado, nunca houve falhas e ele já foi lançado 3 vezes.

    Além disso, dada a importância da operação, é difícil acreditar que todo o processo envolvendo o foguete (fabricação, testes, transporte, montagem...) não tenha sido feito da forma mais rigorosa possível.

    Como bem disse o Duda, tá feia a coisa. MUITO FEIA!

    ��

    ResponderExcluir
  4. levou uma semana toda , testando , simulando , e agora deu nisso ! o Brasil sempre dando vexame no final, parece Copa do Mundo

    ResponderExcluir
  5. Se a foto publicada na matéria de "O Imparcial" for verídica (e deve ser) realmente trata-se de uma explosão.

    http://www.oimparcial.com.br/_midias/jpg/2015/11/13/683x455/1_centro_de_lancamento-166092.jpg

    Vou falar uma coisa pra vocês: Tô Put0!!!!

    ResponderExcluir
  6. André Victor , Jorge Aragão e Duda Falcão pela foto da imagem , Adeus VS-40M V03 do SARA Suborbital 1 ,

    é V E R G O N H O S O tudo isso ! novamente o mesmo Vexame de Explosão antes de Decolar

    ResponderExcluir
  7. A FAB publicou uma nota dizendo que o foguete ainda se encontra na rampa de lançamento.

    Se o veículo não explodiu de onde veio aquela fumaceira toda?

    NOTA

    Durante a operação de lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), às 14h20 local desta sexta-feira (13/11), no Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no Maranhão, houve uma falha do motor do veículo VS-40M no momento da ignição que causou a sua perda. O veículo encontrava-se na rampa de lançamento e não chegou a decolar. Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos à nenhum dos profissionais envolvidos. Uma comissão será designada para apurar as causas do incidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, pela nota que postou, não está dizendo que o foguete ainda está na rampa, pelo contrário, diz que o foguete foi perdido e que encontrava-se na rampa...

      Excluir
    2. É verdade, Edvaldo, li com tanta pressa que interpretei errado.

      Excluir
  8. Pela minha interpretacao da nota, o foguete ENCONTRAVA-SE na rampa de lancamento quando houve a falha. Nao diz nada sobre ele AINDA se encontrar na rampa. Pelo jeito explodiu mesmo. Uma pena. Fico na minha mas acompanho todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Será que o SARA vai acabar devido a isso? Tomara que não. Mas vocês têm que lembrar que as agências espaciais americanas e russas perderam foguetes este ano. O que não pode é encerrar os programas devido a esses problemas.

    ResponderExcluir
  10. pela análise da foto , parece que foi acionado o Lançamento, o Motor funcionou , porém o Foguete ficou preso na rampa de Lançamento, impedindo o Foguete Subi, fazendo o Foguete queimar todo o seu combustível e não saindo do Lugar.

    Vamos torcer que apenas aconteceu isso, se foi apenas isso , pode consertar a Pane e Lançar nos próximos dias, vamos pensar positivo ! nessa hora de silêncio da FAB

    ResponderExcluir
  11. alguém tem algum Link da FAB com notícias Verdadeiras do acontecido no CLA nessa tarde?

    ResponderExcluir

Postar um comentário