domingo, 29 de novembro de 2015

Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE Inaugura Novo Prédio e Reformula Website

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do instituto inaugurou nesta sexta-feira o seu novo prédio, alem de reformular o seu website.

Duda Falcão

Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE
Inaugura Novo Prédio e Reformula Website

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015

Será inaugurado nesta sexta-feira (27/11) o novo prédio do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). A edificação de três andares, projetada de modo a aproveitar a luz natural nas áreas comuns, abriga os laboratórios e as salas dos pesquisadores da área, além dos espaços destinados aos funcionários e alunos do curso de Doutorado em Ciência do Sistema Terrestre. No CCST também estão localizadas as Secretarias Executivas da Rede CLIMA e do GLP (Global Land Project).

No mesmo dia da inauguração do prédio, será lançado oficialmente o novo site do CCST, junto com o redesenho da marca do Centro. O redesenho do logo, que traz junto a tagline “Ciência para sustentabilidade”, possibilitou melhor harmonização dos elementos, otimizando a visualização e utilização nos diversos materiais de divulgação institucional.

Em relação ao novo site, nesta primeira etapa foram realizadas melhorias na arquitetura da informação, tornando a navegação muita mais fluida para o usuário. A nova plataforma é responsiva, ou seja, permite o acesso a partir de vários dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Também será possível a total rastreabilidade dos acessos, cliques, tempo de navegação e conteúdo mais acessado, além de melhorias SEO (Otimização para Sistemas de Busca, na sigla em inglês), para melhor indexação pelas ferramentas Google, Bing e Yahoo.

O layout limpo dá maior visibilidade às informações, bem como aos projetos e parcerias. O conteúdo institucional apresenta os principais objetivos, missão e metas do Centro, e integra as suas várias áreas de pesquisa - desde os estudos de clima até os estudos socioeconômicos, combinando métodos qualitativos, quantitativos e observacionais. Esses componentes terão objetivos e metas específicas, porém complementares, com atividades que serão integradas por meio de temas transversais, que são: Modelagem do Sistema Terrestre e Projeções, Sistema de Observação do Sistema Terrestre e Diagnostico e Cenários do Sistema Terrestre.

Os temas transversais e as linhas de pesquisa de cada área estão detalhados no novo site, trabalhando a conectividade entre os temas e gerando com isso novos produtos para o CCST.

As informações do site estão condensadas no folder institucional do Centro, que será distribuído na inauguração do prédio e em eventos científicos e visitas ao INPE.

Ciência Para Sustentabilidade

O desenvolvimento econômico verificado, principalmente, nos últimos 200 anos, trouxe prosperidade e bem-estar para os seres humanos. A conquista desses benefícios está fortemente ligada à exploração de recursos naturais, como energia, terra e água para produção agrícola, recursos hídricos, entre outros. Porém, o uso predatório desses recursos naturais e dos serviços vitais dos ecossistemas pode estar colocando em risco a manutenção dessa qualidade de vida para as gerações futuras.

Ainda não existe um adequado entendimento sobre as consequências dessa forma de exploração dos recursos naturais a longo prazo. Assim, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE desenvolve pesquisas que auxiliam na busca de soluções cientificamente embasadas, que permitam à sociedade brasileira caminhar em direção a um desenvolvimento sustentável, seguro e socialmente justo. É preciso minimizar os impactos negativos da ação antrópica nos sistemas naturais vitais para a sustentabilidade ambiental e para o bem-estar humano, no que se refere ao acesso à alimentação, recursos hídricos, energia e saúde.

O CCST/INPE segue e participa da definição de novos paradigmas científicos, os quais vêm sendo apresentados pela comunidade internacional, em particular no escopo do Future Earth, que defende a pesquisa realizada com foco em soluções de problemas atuais, por meio de subsídios às políticas públicas.

Confira o site: www.ccst.inpe.br

Entrada do prédio do CCST no INPE de São José dos Campos.
Novo site apresenta projetos e parcerias no
campo da Ciência do Sistema Terrestre.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário