sexta-feira, 27 de novembro de 2015

2º Workshop de Projetos da Disciplina de Química do ITA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (24/11) no  site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) destacando que foi promovido dia 23/11 pelo instituto o “II Workshop de Projetos de Química”.

Duda Falcão

Notícias

2º Workshop de Projetos
da Disciplina de Química

Jeferson de Abreu Silva - 3S
24/11/2015


Aconteceu nesta segunda (23), o II Workshop de projetos de Química. O evento foi realizado Anfiteatro da Química (sala 1506) e Vão Livre da Nova Ala Zero, ITA, durante toda a tarde.

Em função do projeto de expansão do ITA, o Departamento de Química recebeu o desafio de propor novas metodologias de ensino, ao mesmo tempo em que recebia 50% a mais de alunos em seus laboratórios de ensino. Tendo contado com o apoio de cinco pesquisadores contratados via projeto FINEP/EXPANITA para suportar a expansão das atividades de graduação do ITA, a proposta foi desenvolver projetos de cunho tecnológico. Somando-se a este apoio, a Turma 61 do ITA viabilizou a aquisição de reagentes e materiais de forma ágil e flexível, possibilitando tanto o desenvolvimento destas novas atividades, quanto o atendimento às demandas criativas dos alunos.

No workshop são apresentados os trabalhos realizados pelos alunos do primeiro ano, ao longo do segundo semestre. Os temas de projeto desenvolvidos nesta edição foram:

Turma 19-1: Materiais compósitos: processamento por infusão a vácuo e caracterização

Turma 19-2: Bioquerosene, uma proposta de ensino continuada.

Turma 19-3: Processamento e injeção de propelente sólido para motor de sondagem e foguete de água com dispositivo de recuperação do motor

Turma 19-4: Membranas cerâmicas e materiais porosos. Fabricação de estruturas com aplicações práticas, no caso filtros de água.

Após uma breve apresentação dos coordenadores de como foi o desenvolvimento dos projetos em cada turma, os alunos apresentaram seus projetos na forma de feira de ciências, conferindo maior dinâmica e interação com os convidados.


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Hummm interessante leitor os projetos temáticos apresentados durante o evento, principalmente o terceiro deles, ou seja, o de "Processamento e injeção de propelente sólido para motor de sondagem e foguete de água com dispositivo de recuperação do motor". O que será isto leitor?

2 comentários:

  1. Prezado Duda, pelo que eu pude entender sobre o terceiro projeto. Na verdade são duas coisa distintas: Na primeira eles irão encartuxar a pólvora negra. E na segunda, eles irão colocar um paraquedas feito com a cobertura de um guarda chuvas, para recuperar a garrafa PET que decolou cheia de água com ar comprimido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. José Carlos!

      Com a sua ajuda ficou mais fácil o entendimento. Obrigado pela sua interferência esclarecedora.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir