Saiba Mais Sobre os Raios na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando as pesquisas sobre os Raios que serão um dos destaques do instituto durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC).

Duda Falcão

Saiba Mais Sobre os Raios na
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2015

Quer conhecer mais sobre os raios? Em São José dos Campos, uma das cidades de maior incidência do fenômeno no estado de São Paulo, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 25 de outubro, será uma ótima oportunidade. A programação traz opções para admirar a beleza dos raios, mas também informações úteis para se proteger deles.

Durante a semana, 20 fotos raios de seis estados do Brasil podem ser conferidas na exposição que ocorrerá no Parque Vicentina Aranha. A exposição é fruto do concurso “Foto do Mês”, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE). Lançado em dezembro de 2014, o concurso elege todo mês a melhor foto de raios, tendo recebido até hoje cerca de mil fotos. A exposição inclui, é claro, uma foto de raios em São José dos Campos, município atingido em média por 12 raios por quilômetro quadrado.

Já na palestra “Uma conversa ao sabor dos raios”, com Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT-INPE, o cientista irá desmistificar o tema em uma bate papo descontraído no Centro da Juventude de São José dos Campos, no dia 22 de outubro, às 19h. No sábado (17/10), às 19h, é hora da sessão de cinema para quem quer saber como se proteger dos raios. O filme "Fragmentos de Paixão", que esteve em cartaz na rede Cinemark, será exibido ao ar livre no Centro da Juventude e promete responder como um raio pode mudar uma vida.

No sábado seguinte (24/10), às 19h, haverá uma nova exibição do filme, desta vez no Parque Vicentina Aranha. O primeiro filme sobre raios no Brasil apresenta a temática em uma perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência das pessoas. No filme, são apresentadas seis vidas, seis histórias distintas, que mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes.

Confira no site do INPE toda a programa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários