Operação Barreira XV

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA

Operação: Operação Barreira XV
Foguete:  Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 33
Data de lançamento: 15/10/2015
Horário: Não divulgado
Local:  Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)
Apogeu do vôo:  35 km
Alcance horizontal: 17 km
Tempo de vôo:  Não Divulgado
Objetivo:  Além de fazer uma sondagem climática, realizar o treinamento da capacidade operacional do Centro e das equipes envolvidas, bem como testar em voo este foguete para sua futura qualificação espacial.

Resultado:  Lançamento exitoso

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A

Lançamento do Foguete FTB
Operação Barreira XV – 15/10/2015

Durante a realização do “VI Simpósio Internacional de Climatologia (SIC)”, evento promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi realizado no dia 15/10 o lançamento exitoso do trigésimo terceiro protótipo do Foguete de Treinamento Básico (FTB), como parte integrante das atividades da “Operação Barreira XV”, lançamento este ocorrido do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Esta foi à terceira campanha de lançamento de foguetes realizada no Brasil em 2015 e as atividades desta campanha tiveram o objetivo de fazer uma sondagem climática da região, bem como realizar o treinamento da capacidade operacional do Centro e das equipes envolvidas, além de dar sequencia aos testes de voo deste foguete visando à sua futura qualificação espacial.

“A ideia principal é fazer o treinamento operacional das nossas equipes, estamos com radares recém-modernizados, também estamos checando  se está tudo certo. Juntamos esse acontecimento com o simpósio de climatologia para que a gente desse a oportunidade aos participantes de visualizarem um lançamento a partir do nosso centro", disse o diretor do CLBI, o Cel. Maurício Lima de Alcântara.

Ainda de acordo  o coronel, o projétil caiu a uma distância média de 17 quilômetros do local de lançamento e chegou à altura de 35 quilômetros.

“Não temos em Natal a tecnologia para colocar um sensor no espaço de carga útil. Mas como o foguete consegue fazer uma sondagem, que é para conhecer o comportamento naquele instante, da atmosfera e para a climatologia isso é fundamental”, disse o climatologista Darlan Martines, que esteve presente durante o lançamento do foguete.

Vale dizer que o foguete FTB mede 3 metros, pesa 80 quilos, foi desenvolvido pela empresa brasileira Avibrás, e sempre é posicionado de modo a cair no mar, evitando assim possíveis acidentes.

O lançamento foi acompanhado por 100 convidados (grupo formado por estudantes, pesquisadores e oficiais da Força Aérea Brasileira) participantes deste simpósio que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para debaterem as Vulnerabilidades Climáticas do Brasil no Século XXI.

FOTO:

Fonte: Adriano Abreu - Jornal Tribuna do Norte
Lançamento do FTB do CLBI - 15/10/2015

Comentários