FAB Lança Foguetes no Maranhão Para Testar Plataforma Suborbital

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (29/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), dando destaque aos próximos lançamentos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão dos foguetes FTI e VS-40M da missão do SARA Suborbital 1.

Duda Falcão

ESPAÇO

FAB Lança Foguetes no Maranhão
Para Testar Plataforma Suborbital

Artefato permitirá experimentos de
Sistema de Navegação e GPS espacial

CLA
Publicado: 29/10/2015 - 18:00h


O lançamento do 12º Foguete de Treinamento Intermediário, nesta sexta-feira (30/10) à tarde, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), dá início à fase de teste do foguete VS-40M V03. Portador da plataforma suborbital SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica), o VS-40M V03 lançará também um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Esta é a primeira fase do projeto SARA, uma plataforma que realizará experimentos em ambiente de microgravidade por até dez dias. No primeiro lançamento do VS-40M V03, a cápsula conterá também a versão simplificada do Sistema de Navegação (SISNAV). Esse sistema, quando concluído, será usado no Veículo Lançador de Satélites (VLS-1), principal foguete de fabricação nacional, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

A plataforma SARA, após cair em área marítima interditada, deverá ser recuperada por helicóptero. Os pesquisadores poderão analisar os dados obtidos no voo como pré-requisito para a qualificação do sistema, além de acessar dados obtidos por telemetria e radares.

O experimento da UFRN, que é um receptor GPS para aplicações espaciais, tem como função básica informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço. Sua principal inovação é a incorporação de certas características, principalmente de software, como a capacidade de funcionar em elevadas altitudes e em altas velocidades sem perder o sincronismo com o sinal recebido da constelação de satélites GPS. A fabricação, integração e testes do experimento são feitos atualmente pelo IAE. O GPS já obteve sucesso em diversos voos realizados no Brasil.


Operação São Lourenço - O lançamento do foguete de treinamento e do foguete suborbital VS-40M V03 são pontos altos da Operação São Lourenço, realizada pelo IAE de 23 de outubro a 13 de novembro, com apoio do CLA. A atividade conta com a participação de civis e militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), além de esquadrões aéreos da Força Aérea Brasileira (FAB), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Marinha do Brasil (MB), Agência Espacial Alemã (DLR), Instituto de Fomento Industrial (IFI) e do efetivo do Centro de Lançamento de Alcântara. 

A Operação São Lourenço faz parte do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Pois é leitor, através desta nota da FAB o leitor menos informado pode entender um pouco da importância desta missão para o nosso país, não só em relação aos objetivos a serem alcançados neste primeiro teste de voo da cápsula SARA Suborbital 1, mas também em relação as cargas uteis que acompanharão esta missão, e principalmente em relação a versão simplificada do Sistema de Navegação (SISNAV) do VLS-1, denominado na realidade de SISMI (Sistema de Medição Inercial – saiba mais aqui) que foi desenvolvido pelo IAE. Fica claro leitor e não precisa ser um gênio para imaginar que, diante das dificuldades o IAE visando recuperar o tempo perdido, na verdade encontrou uma forma de testar em voo uma versão simplificada do SISNAV, queimando etapas e diminuindo o tempo que normalmente levaria para o seu desenvolvimento. Ora, num universo como este onde impera incertezas inimagináveis e onde militam debiloides de carreira, como em nosso contexto local, obriga que esses pesquisadores sejam cada vez mais criativos, visionários, dinâmicos e que tenham boas ideias, só assim é possível alcançar algo. Portanto o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao IAE e aos seus pesquisadores.

Comentários