Espaço e Luz Marcam a SNCT de São José dos Campos, SP

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Espaço e luz marcam a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em São José dos Campos.

Duda Falcão

Espaço e Luz Marcam a SNCT
de São José dos Campos, SP

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2015

Os benefícios que o acesso ao espaço traz para o nosso cotidiano e como a luz está presente no sistema terrestre são a tônica da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São José dos Campos. As atividades organizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) acontecem no Parque Vicentina Aranha, no Centro da Juventude e no próprio INPE.

Nanossatélites e suas aplicações, uma oficina sobre mudanças climáticas com contadores de história encenando a publicação “Heróis do Clima” e uma sessão de observação do Sol são as atrações desta quinta-feira (22/10), no Centro da Juventude e no INPE.

Até domingo (25/10), 20 fotos de raios de seis estados do Brasil podem ser conferidas em exposição montada no Parque Vicentina Aranha. A mostra é fruto do concurso “Foto do Mês”, realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. Lançado em dezembro de 2014, o concurso elege todo mês a melhor foto de raios, tendo recebido até hoje cerca de mil fotos. A exposição inclui, é claro, uma foto de raios em São José dos Campos, município atingido em média por 12 raios por quilômetro quadrado.

Já na palestra “Uma conversa ao sabor dos raios”, com Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT-INPE, o cientista irá desmistificar o tema em um bate papo descontraído no Centro da Juventude de São José dos Campos, no dia 22 de outubro, às 19h.

No sábado (24/10), às 19h, haverá uma nova exibição do filme “Fragmentos de Paixão”, no Parque Vicentina Aranha. O primeiro filme sobre raios no Brasil apresenta a temática em uma perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência das pessoas. No filme, são apresentadas seis vidas, seis histórias distintas, que mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes.

Confira toda a programação do INPE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015.

Público faz fila para sessão de Observação dos Astros, coordenada
pelo pesquisador João Braga, do INPE, no Centro da Juventude.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários