Entidades Vinculadas ao MCTI Apoiam Construção de Observatório da UFSCar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que entidades vinculadas ao MCTI apoiam construção de Observatório da UFSCar.

Duda Falcão

Entidades Vinculadas ao MCTI Apoiam
Construção de Observatório da UFSCar

FINEP e CNPq destinaram recursos para que estrutura física e equipamentos, com
telescópio. Recursos também foram utilizados para construir a Praça da Ciência.

Por Ascom do MCTI
Publicação: 28/10/2015 | 18:04
Última modificação: 28/10/2015 | 19:14

Crédito: FINEP/Divulgação
Estrutura foi inaugurada como parte das atividades da Semana Nacional
de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015), promovida pelo MCTI.

A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – contribuíram para financiar o Observatório Astronômico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Praça da Ciência, espaço construído para receber eventos de divulgação científica. O Observatório foi construído com recursos da FINEP, da própria universidade e de uma emenda parlamentar. Já os equipamentos foram adquiridos com investimentos do CNPq, do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e da Financiadora.

Na inauguração das obras, o telescópio principal do Observatório – de 30 centímetros de abertura – recebeu sua primeira luz. As imagens da lua captadas com o aparelho foram projetadas no palco do Teatro Universitário Florestan Fernandes.

Para o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o Observatório tem potencial para se transformar em um importante espaço de atividades de divulgação científica na região de São Carlos (SP). Futuramente, o telescópio também poderá ser utilizado em observações remotas. Escolas poderão, por exemplo, elaborar projetos e realizar observações do próprio local onde estão instaladas, controlando-o à distância.

"A UFSCar se orgulha dessa interação com a sociedade e isso nos dá enorme satisfação", declarou o reitor da Universidade.

Fonte: FINEP


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários