CLA Participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Luís (MA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (30/10) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em São Luís (MA).

Duda Falcão

TECNOLOGIA

CLA Participa da Semana Nacional de
Ciência e Tecnologia em São Luís (MA)

Centro também recebeu o cientista Miguel Nicolelis, responsável pelo
exoesqueleto da abertura da Copa do Mundo, para uma palestra

CLA
Publicado: 30/10/2015 - 08:00h


Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de São Luís (MA) contou com a participação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. O evento foi realizado entre os dias 19 e 25 de outubro de 2015 na Praça Maria Aragão.

Ao longo da semana, o público presente pôde interagir com militares do Centro no estande montado na “Cidade da Ciência” para obter informações sobre as atividades do CLA, bem como do Programa Espacial Brasileiro e as formas de ingresso na FAB. Ainda no estande, os participantes da Semana de Ciência e Tecnologia puderam ver a exposição de uma maquete do foguete de treinamento FTB, veículo real em dimensões reais sem combustível; réplica do foguete suborbital VS-40 e do traje do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço durante a Missão Centenário, em março de 2006; além de miniaturas de outros engenhos espaciais.


Como parte da programação, o CLA recebeu, na última terça-feira (20/10), o médico e cientista Miguel Nicolelis, reconhecido internacionalmente por seus estudos em neurociência. O cientista coordenou a equipe responsável pelo exoesqueleto que foi destaque na abertura da Copa do Mundo em 2014. Na ocasião, Juliano Pinto, paraplégico, usou o equipamento para chutar uma bola de futebol por meio da máquina controlada por uma touca, que captou as atividades elétricas do cérebro.

Ainda dentro das atividades da Semana, o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, realizou uma apresentação no III Workshop de Engenharia Aeroespacial, no sábado (24/10), com o tema “A importância da Ciência, Tecnologia e Inovação na conquista da soberania no acesso ao Espaço”.

MULTIFeiras 2015

Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2015, o CLA também participou da MULTIFeiras 2015, evento voltado para temáticas relacionadas à educação, saúde, tecnologia, indústria e comércio. No evento sob o tema, “Uma Viagem ao Espaço – A História do Homem no Espaço”, o Centro expôs ao público uma maquete do foguete nacional de maior sucesso, o VSB-30, já lançado 16 vezes na Suécia e três em Alcântara, além de outros projetos. Também foram convidados militares do efetivo para ministrar palestras durante a programação.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários