Brasileiros Ganham 5 Medalhas em Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (07/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que Estudantes Brasileiros conquistaram 5 medalhas na "Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA)".

Duda Falcão

Brasileiros Ganham 5 Medalhas em
Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

GALILEU

Foto: Carlos Pinho/Divulgação
Da Esquerda para a direita os estudantes Renner Lucena,
Ana Schuch, Gustavo Guedes, Leonardo Henrique e Vitor Gomes.

Brasília, 7 de outubro de 2015 – Os estudantes que representaram o Brasil na 7ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) conquistaram quatro medalhas de ouro e uma de prata.

O desempenho dos brasileiros fez com que o país ficasse no primeiro lugar no quadro geral de medalhas, marcando o melhor desempenho do Brasil na história da competição.

Realizado de 27 de setembro ao último dia 4 no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí, o evento reuniu 38 alunos de oito países da América Latina. Para poder participar da competição, os estudantes tiveram primeiro de se classificar em olimpíadas nacionais de astronomia e astronáutica em seus respectivos países.

Em preparação para a OLAA, a equipe nacional estudou com especialistas no Observatório Abrahão de Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Brazópolis (MG).

A olimpíada consistiu em três etapas: teoria, prática e reconhecimento do céu – que, por sua vez, variavam entre individual e em grupo (que podiam ser multinacionais). Além disso, os alunos participaram de uma competição de lançamento de foguetes.

Os estudantes Gustavo Guedes de Faria e Vitor Gomes Pires, do estado de São Paulo, Renner Leite Lucena, do Ceará e Ana Paula Lopes Schuch, do Rio Grande do Sul, receberam medalhas de ouro pelo desempenho nas provas. A medalha de prata foi conquistada por Leonardo Henrique Martins Florentino, de São Paulo.

Gustavo teve a maior nota geral entre todos os participantes. Empatado com Vitor Pires também recebeu um prêmio especial de melhor prova por equipes. Ana Paula, por sua vez, foi a responsável pelo mérito de melhor prova individual.

A equipe foi auxiliada pelos professores Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (UNIP) e Thiago Paulin Caraviello, do Colégio Etapa.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Parabéns aos jovens brasileiros.

Comentários