Brasil e Itália Buscam Aprofundar Cooperação na Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (29/10) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que Brasil e Itália buscam aprofundar cooperação na Área Espacial e para tanto realizarão no dia 05/11, em Brasília, um Workshop Sobre a Cooperação Espacial Brasil-Itália .

Duda Falcão

Brasil e Itália Buscam Aprofundar
Cooperação na Área Espacial

Embaixador italiano teve audiência com o ministro Celso Pansera
para discutir detalhes de workshop sobre o tema. Titular
do MCTI destacou relevância da parceria para o País.

Por Ascom do MCTI
Publicação: 29/10/2015 | 15:38
Última modificação: 29/10/2015 | 15:56

Crédito: Ascom/MCTI
Ministro Celso Pansera recepcionou o embaixador
da da Itália, Raffaele Trombetta.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, recebeu na manhã desta quinta-feira (29) o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta. Além dos cumprimentos ao titular do MCTI, o representante italiano aproveitou a ocasião para delinear colaborações mais estreitas entre as nações na área espacial.

Na próxima quinta-feira (5), a Embaixada da Itália promove o Workshop sobre Cooperação Espacial Brasil-Itália. O evento vai discutir políticas e estratégias espaciais nacionais; programas científicos espaciais; dados de observação da Terra e aplicações; micro e pequenos satélites; e propulsão e lançadores. O ministro Pansera participará do encerramento do evento junto com o ministro italiano das Relações Exteriores, Paolo Gentiloni. Também participam a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), a Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano), além de representantes da defesa, da indústria e de universidades.

"A visita do embaixador é fundamental. Nós teremos esse workshop na semana que vem. A questão da indústria espacial é um dos focos do ministério. Nós vamos apostar bastante nisso. E esse enlace entre o Brasil, a empresa aeroespacial italiana e a brasileira é importante nessa estratégia", destacou Celso Pansera.

Raffaele Trombetta lembrou que os países têm um histórico de cooperação no setor, notadamente por meio da Comissão Mista de Ciência e Tecnologia, que conta com representantes de ambos os lados. O encontro é anual e a última edição aconteceu em abril deste ano, em Brasília (DF).

"A colaboração entre a Itália e o Brasil no setor de ciência e tecnologia é muito positiva. Temos uma comissão mista que se reúne a cada ano. Já temos um futuro agora na semana que vem, com o seminário que estamos organizando, sobre o tema da colaboração espacial. O ministro Pansera, com o ministro italiano Paolo Gentiloni, vai encerrar o seminário exatamente sobre este tema", reforçou Trombetta.

De Longa Data

No campo espacial, Brasil e Itália têm compromissos firmados desde novembro de 2008, quando a AEB e a ASI firmaram Carta de Intenções para Exploração de Oportunidades para Cooperação no Espaço Nacional e Internacional em Tecnologias e Aplicações. O termo foi ratificado pelos então respectivos presidentes, Luiz Inácio Lula da Silva e Silvio Berlusconi, em abril de 2010, de modo a aprofundar a parceria.

Em outubro de 2013, foi assinado o Programa de Cooperação para a Formação de Recursos Humanos Qualificados na Área Espacial com os italianos, dentro da proposta do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Por meio deste termo, foram concedidas sete bolsas de estudos em instituições de ensino superior da Itália – uma de pós-doutorado e as outras seis de graduação sanduíche. No País, a Universidade de Brasília (UnB) tem três professores italianos concursados em seu curso de Engenharia Aeroespacial.

A parceria envolve ainda o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) com a Universidade de Padova , na área de efeitos da radiação em componentes eletrônicos. A cooperação é válida desde 2012 e as atividades seguem até hoje.

Workshop sobre Cooperação Espacial Brasil-Itália

Data: 5 de outubro de 2016 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Sala Nervi da Embaixada da Itália, em Brasília (DF) – Setor de Embaixadas Sul – Avenida das Nações, Quadra 807, Lote 30

Programação

14h às 14h30: Inscrição de participantes

14h30 às 15h10: Intervenções do presidente da ASI, Roberto Battiston, e da AEB, José Raimundo Braga Coelho

15h10 às 15h50: Intervenções dos representantes do Ministério da Defesa da Itália e do Brasil

15h50 às 16h: Coffee Break

16h às 16h40: Intervenções dos presidentes da Finmeccnica, da Moretti e da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)

16h40 às 17h10: Discussão aberta aos participantes para orientar as áreas de maior interesse para a cooperação espacial entre Brasil e Itália

17h10 às 17h30: Encerramento pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e pelo ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários