UnB e Instituto de Aviação de Varsóvia Criam Novo Centro de Pesquisa Conjunto

Olá leitor!

Durante a visita em novembro de 2014 de uma comitiva do Instituto de Aviação de Varsóvia (IOA) a sede da Universidade de Brasília (UnB), estas instituições decidiram por realizarem uma cooperação na área espacial. Sendo assim, sem ter contado com uma grande divulgação a UnB, representada pelo seu reitor, Prof. Jaime Martins de Santana, assinou em 15 abril desse ano na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polônia, em Varsóvia, um acordo de cooperação com este instituto polonês, criando o Centro Polonês-Brasileiro de Excelência em Aviação e Alta Tecnologia Espacial (Polish-Brazilian Center of Excellence in Aviation and Space High Technology).

Momento da assinatura de criação do novo centro
Varsóvia 15/04/2015
Visita da comitiva da UnB a sede do
Instituto de Aviação de Varsóvia - 16/04/2015

O centro terá como objetivo inicial e em longo prazo:

* A Organização da Primeira Conferência Polonesa-Brasileira Sobre Ciência e Tecnologia;

* A Organização de workshops polaco-Brasileiro de foguetes espaciais e tópicos;

* Intercâmbio no Doutorado de estudantes e a cooperação na realização de doutoramentos;

* A troca de publicações científicas;

* A pesquisa conjunta de tecnologias de materiais avançados; e

* A pesquisa conjunta de tecnologias espaciais avançadas.

Vale dizer que no âmbito desse acordo de cooperação o primeiro desses objetivos já foi com sucesso concretizado bem recentemente com a realização em 21 e 22/09 na UnB da "Primeira Conferência Polonesa-Brasileira Sobre Ciência e Tecnologia (First Polish-Brazilian Conference on Science and Technology)" - http://ilot.edu.pl/pbc/ (website do evento).

A tal conferencia teve como modelo a “Conferência Polonesa-Americana de Ciência e Tecnologia” (conferencia esta que já teve 14 edições realizadas), e teve como objetivo reunir e iniciar a cooperação entre universidades, institutos, empresas e agências governamentais de ambos os países.

Pois é leitor na opinião do Blog uma vez mais a UnB se destaca na busca pela excelência na formação de novos profissionais para o setor espacial e creio que se aproveitando desta iniciativa da universidade, e muito provavelmente buscando holofotes, foi que o pateta do Sr. Braga Coelho assinou dia 22/09 o tal Memorando de Entendimento (Mou) com a Agência Espacial Polonesa (POLSA).

Abaixo leitor trago para você um vídeo com os depoimentos do Prof. Witold Wisniowski (diretor do instituto polonês) e do Professor Jaime Martins de Santana (reitor da UnB) sobre a criação deste novo Centro Polonês-Brasileiro.

Duda Falcão

Comentários