Segunda Fase do Projeto Espacial SARA Está Próxima da Conclusão

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (30/09) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que a Segunda Fase do Projeto Espacial SARA está próxima da conclusão.

Duda Falcão

Segunda Fase do Projeto Espacial
SARA Está Próxima da Conclusão

O Instituto de Aeronáutica Espacial (IAE) deve completar nesta semana
a revisão de pré-lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica,
voltado a experimentos em ambientes de microgravidade.

Por Ascom do MCTI
Publicação: 30/09/2015 | 09:05
Última modificação: 30/09/2015 | 10:24

Com previsão de lançamento na janela entre 13 de outubro e 7 de novembro, o projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) está a todo vapor. Nesta semana, o Instituto de Aeronáutica Espacial (IAE), em São José dos Campos (SP), deve completar a segunda fase do programa, que consiste na revisão de pré-lançamento – a projeção ao espaço vai ser feita no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O projeto SARA consiste no desenvolvimento de uma plataforma espacial para experimentos em ambientes de microgravidade de curta duração – por volta de oito minutos. O equipamento é destinado a operar em órbita baixa, a cerca de 300 quilômetros de altitude, por um período máximo de dez dias.

Futuramente, a pretensão é que o SARA seja uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais espaciais e equipamentos. Além disso, a intenção é que ele abra mais possibilidades na concretização de projetos de pesquisa e incremento nas mais diversas áreas e especialidades como biologia, biotecnologia, medicina, combustão e fármacos, entre outras.

Em longo prazo, o objetivo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as aeronaves hipersônicas. O SARA trará autonomia para que possam ser feitos experimentos de microgravidade no País e manterá em alto nível a operacionalidade dos centros de lançamento.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Bom leitor, na realidade não sei bem o que a assessoria de comunicação do MCTI quis dizer quando disse que se aproxima a conclusão da Segunda Fase do Projeto SARA. Afinal, o Projeto SARA está dividido em Quatro Fases sendo esta apenas a primeira delas e sequer temos certeza da continuidade das outras, mas enfim... o que importa mesmo é que esta missão será a grande realização no PEB do ano de 2015 e apesar do seu grande significado cientifico e tecnológico, na verdade é uma conquista bem pequena para um Programa Espacial com mais de cinquenta anos de idade. Ontem pelo washapp estive trocando algumas impressões com um jovem bastante promissor do PEB que após ter lido no Blog o descaso do desgoverno desta demente com as imagens do CBERS-4, estava desanimado e não entendia como os gestores do governo continuavam vendendo para sociedade uma imagem positiva do PEB quando na realidade nos bastidores tudo desmoronava dia após dia. Não obstante a vontade do jovem em querer acreditar no principio básico de que a classe política do país tem realmente interesse na construção de uma verdadeira nação, a realidade dos fatos é outra completamente diferente e o resultado do que está acontecendo (não só com o PEB) é fruto do que vem sendo plantado por esses energúmenos por décadas, independentemente de legenda partidária, ou seja, não é uma questão petista (apesar do PT ter levado as coisas além do limite) e sim uma questão cultural onde a máxima é de se dá bem, ou seja, saquear a nação, meter a mão nos recursos públicos, fora a parte incompetente dessa massa corrupta, que é sabiamente utilizada por esses vermes para atingir seus objetivos nefastos e infelizmente tudo isso com o endosso da própria sociedade, principalmente de sua classe dominante, que só resolveu se mexer indo as ruas, não pelo entendimento de que precisava mudar sua maneira de agir e pensar, e sim por ter ficado de fora do bolo petista sendo prejudicada pelas suas ações. Ninguém realmente esta interessado em lutar pela nação, pelo bem comum, pela construção de uma sociedade cidadã e sem isto leitor a hipocrisia continuará reinando de todos os lados em todas as classes e o Brasil continuará sendo apenas um território seguro para Piratas. Ah! E o PEB, bem, será que precisa dizer mais alguma coisa?

Comentários