Operação São Lourenço – Novo Teste Funcional do SARA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (03/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto finalizou com sucesso o ensaio funcional do Sistema de Controle a Gás Frio da Plataforma Suborbital SARA-1.

Duda Falcão

Operação São Lourenço –
Novo Teste Funcional do SARA

Publicada em 03/09/2015 10:45
Atualizada em 03/09/2015 10:45

O ensaio funcional do sistema de controle a gás frio, responsável pelo controle de rotação em três eixos do SARA durante seu voo suborbital, foi concluído com sucesso.

Nesse ensaio, previsto para ocorrer após a EDA, são simuladas as rotações em ambiente espacial utilizando-se uma mesa de mancal a ar, tendo por objetivo avaliar a capacidade desse sistema em neutralizar as rotações impostas ao módulo.

O ensaio bem sucedido foi realizado no Laboratório de Propriedades de Massa na AIE e acompanhado pelas equipes da ASE, APE, AEL e Empresas contratadas no projeto.

O SARA será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), durante a Operação São Lourenço, que está programada para o período de 13 de outubro a 7 de novembro do corrente.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, estamos nos aproximando deste grande momento do Programa Espacial Brasileiro, ou seja, a finalização da primeira etapa deste importantíssimo projeto do PEB, etapa que esperemos e torcemos seja concluída com sucesso, pois o nosso mal tratado 'Patinho Feio' precisa urgentemente de alguma notícia boa e realmente relevante.  Avante SARA Suborbital-1. Um conselho ao IAE/DCTA/COMAER, durante o lançamento achem uma forma de manterem pessoas de energia ruim bem longe das instalações do CLA. Pessoas como o Sr. Braga Coelho, Aldo Rebelo e Jacques Wagner não devem acompanhar o lançamento desta missão, caso seja este o planejado. Mantenham esses energúmenos bem longe do CLA, dessa forma a possibilidade de sucesso será bem maior.

Comentários

  1. ola Duda Falçao!!
    qual sera o foguete que levara o módulo SARA para o suborbital ?

    abç amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rohip!

      O Modelo SARA será levado ao espaço pelo mais poderoso foguete suborbital brasileiro, o VS-40M, Mais poderoso atualmente, pois caso o projeto do VLM-1 realmente saiam do papel, um derivado desse projeto será o VS-50, que talvez seja o mais poderoso foguete suborbital já construído. Tá ok amigo?

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Uma coisa necessária seria filmar bem esse voo. Outro dia os alemães lançaram um foguete suborbital e filmaram o voo todo, com câmeras a bordo do foguete e da carga. Sem duvida um vídeo desse é um ótimo meio de levantar o moral de um programa espacial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário