Ministro do MCTI Participa de Evento no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (04/09) no site do jornal “O VALE”, destacando que Ministro Aldo Rebelo participa hoje da Solenidade de 54 anos do instituto.

Duda Falcão

HOME

Ministro Participa de Evento no INPE

Em São José, o ministro Aldo Rebelo participa da solenidade de 54 anos
do instituto; novo serviço vai prever raios com 24 horas de antecedência

São José dos Campos
September 4, 2015 - 00:12

Foto: Divulgação
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, estará hoje na sede do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, para o lançamento de um serviço inédito de previsão de raios para o país.

Com ele, será possível prever a incidência de raios com antecedência de 24h.

O sistema foi desenvolvido pelo ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do INPE, e estará disponível no próximo verão para uso dos veículos de comunicação de todo o país, a exemplo do que já ocorre com a previsão do tempo.

A solenidade que contará com a presença do ministro destacará o aniversário de 54 anos do INPE.

China - Durante a solenidade, Aldo Rebelo conhecerá a expansão dos laboratórios do INPE para testes de satélites de grande porte e o andamento do CBERS, programa de satélites desenvolvido com a China.

Ele será acompanhado pelo diretor do INPE, Leonel Perondi, e por cientistas e representantes de instituições e empresas do setor espacial.

“O INPE deu ao país a capacidade de desenvolver satélites, monitorar nosso território, ter uma previsão de tempo moderna, entender as mudanças climáticas globais e fazer com que o espaço seja parte da sociedade brasileira”, apontou Perondi, em nota.

Raios - Em desenvolvimento desde o começo do ano passado, o novo serviço de previsão de raios permitirá ao INPE apontar, com 24 horas de antecedência, a incidência de tempestades de raios em cada cidade da região. Para se ter uma ideia do impacto da medida, no período de 2000 a 2013 foram registradas 31 mortes por raios na região, que é considerada uma das com maior incidência de raios no Sudeste.

Saiba mais

Raios

O INPE lança hoje, com a presença do ministro Aldo Rebelo, serviço inédito de previsão de raios para o país

24h

Será possível prever a incidência de raios com antecedência de 24h nas cidades da região

Mortes

No período de 2000 a 2013 foram registradas 31 mortes por raios no Vale do Paraíba

Prevenção

INPE acredita que aprimoramento tecnológico do monitoramento de raios vai contribuir para reduzir mortes e incidentes


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 04/09/2015

Comentário: Bom eu até entendo que como esse verme é o Ministro do MCTI não há como descartar a sua presença num evento de aniversário de um instituto ligado diretamente a sua pasta, mas não precisa ser recebido com cortesia, ou que pelo menos que se mostre a ele que no instituto tem gente que não é palhaço e nem trabalha em circo. Jogar confete nesses vermes não ajuda em nada, há não ser a eles mesmos tornando as coisas mais fáceis. Enfim...

Comentários