segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Coordenador do MAST Vai Liderar Equipe Brasileira em Competição de Astronomia e Astronáutica

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (18/09) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que coordenador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai liderar equipe brasileira em competição de Astronomia e Astronáutica.

Duda Falcão

Coordenador do MAST Vai Liderar
Equipe Brasileira em Competição
de Astronomia e Astronáutica

Eugenio Reis Neto é o chefe da delegação na 7ª Olimpíada Latino-American
de Astronomia e Astronáutica (OLAA), que acontece no País.

Por Ascom do MCTI
Publicação: 18/09/2015 | 16:56
Última modificação: 18/09/2015 | 17:01

O Brasil vai receber mais uma vez a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), entre 27 de setembro e 4 de outubro, no Estado do Rio de Janeiro (RJ). E a coordenação da sétima edição do evento ficará a cargo de um representante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI): o coordenador de Educação em Ciências da instituição, Eugenio Reis Neto. O evento contará com a participação de delegações de oito países da região.

A abertura será no dia 28 de setembro, no Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, mesmo local que receberá a prova de planetário. Em seguida, as equipes vão para Barra do Piraí (RJ), onde vão realizar as provas individuais, em grupo, observação do céu e a oficina de lançadeiras e foguetes. Os participantes também vão cumprir outras atividades da programação oficial.

Nesta edição da OLAA, a equipe brasileira é composta por Ana Paula Lopes Schuch (Porto Alegre-RS), Renner Leite Lucena (Fortaleza-CE), Gustavo Guedes Faria (São José dos Campos-SP), Leonardo Henrique Martins Florentino (São Paulo-SP) e Víctor Gomes Pires (São Paulo-SP). O time é liderado pelo astrônomo Júlio César Klafke, da Universidade Paulista (UNIP).

A delegação participou de treinamentos intensivos para aprender a operar telescópios e a construir foguetes e bases de lançamento. As práticas foram feitas com a equipe que disputou a 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA, na sigla em inglês), no Observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos (SP), e no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), em Brazópolis (MG).

Para mais informações sobre a 7ª Olimpíada Latino-Americana e Astronáutica, acesse aqui.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário