Cientistas do IPCC Receberão Alunos do Ensino Médio e Comunidade de Mudança do Clima no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (08/09) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto e Cientistas do IPCC receberão alunos do ensino médio e Comunidade de Mudança do Clima.

Duda Falcão

Cientistas do IPCC Receberão Alunos
do Ensino Médio e Comunidade
de Mudança do Clima no INPE

Terça-feira, 08 de Setembro de 2015

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizam um evento inédito para alunos do ensino médio na manhã de 14 de setembro (segunda-feira).

Na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), os estudantes terão a oportunidade de assistir a apresentações e interagir com cientistas do painel da ONU: Thomas Stocker, copresidente do Grupo de Trabalho I do IPCC (Base das Ciências Físicas da Mudança do Clima); Thelma Krug, pesquisadora do INPE e copresidente da Força Tarefa em Inventários Nacionais sobre Efeito Estufa do IPCC, e José Marengo, chefe de Pesquisas Aplicadas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

“A ideia é transmitir, em linguagem acessível, elementos fundamentais sobre mudança do clima, inclusive cenários futuros, e ações que podem ajudar a minimizar seus impactos, assim como medidas para conter ou mitigar seus efeitos”, explica Thelma Krug.

São aguardados 200 participantes, entre jovens e docentes. “As prefeituras de São José dos Campos e de Cachoeira Paulista, cidades que hospedam unidades do INPE, apoiaram a iniciativa do Instituto através de suas Secretarias de Educação, assegurando a seleção e participação dos estudantes no evento. As escolas particulares que mantêm convênio de cooperação com o INPE também foram convidadas a participar”, informa a pesquisadora do INPE.

Encontro Com a Comunidade

Ainda no dia 14 de setembro, mas no período da tarde, será a vez de pesquisadores, gestores e outros interessados em mudanças climáticas se reunirem com membros do IPCC.

Copresidentes de grupos de trabalho do IPCC falarão sobre Base das Ciências Físicas e Vulnerabilidade, Impactos e Adaptação à Mudança do Clima. “Essas apresentações se concentram nos resultados mais relevantes contidos no Relatório Síntese do IPCC, divulgado em 2014, e que conta com as contribuições de seus três grupos de trabalho”, explica Thelma Krug.

Haverá oportunidade para interação entre membros do IPCC e comunidade, a partir de temas propostos para estimular o debate. Será discutido, por exemplo, como a questão das incertezas poderá ser tratada no próximo relatório de avaliação do IPCC, a ser iniciado ainda neste ano para conclusão em 2020.

Workshop Sobre Projeções Regionais

A programação do dia 14 antecede o “Workshop sobre Projeções Regionais e seus Usos em Análise de Estudos de Impacto e Risco”, de 15 a 18 de setembro, também no INPE.

“O workshop foi organizado pelos copresidentes do Grupo de Trabalho I, com relevantes contribuições de cientistas do Grupo de Trabalho II. É uma oportunidade para a comunidade científica dialogar com os copresidentes dos dois grupos de trabalho e avançar no conhecimento de questões de comum interesse”, conclui a pesquisadora do INPE e membro do IPCC.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários