Planetário Itinerante da OBA Visita Cidade de Paraibuna (SP)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (05/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que Planetário Itinerante da OBA visita cidade de Paraibuna (SP).

Duda Falcão

Planetário Itinerante Visita
Cidade de Paraibuna (SP)

Observatório Nacional


Brasília, 5 de agosto de 2015 – Escolas da cidade de Paraibuna (SP) recebem até na sexta-feira (7) a visita do Planetário Itinerante, projeto educativo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A proposta da iniciativa é levar o conhecimento sobre o Universo a todas as pessoas, de forma gratuita. A equipe responsável já passou por diversas cidades, levando as ciências espaciais a escolas, asilos e até presídios.

O equipamento, que cabe numa mala, é composto de uma cúpula inflável, de cinco metros de diâmetro, com 34 quilos ao todo. As sessões duram 30 minutos em média. As apresentações são realizadas por alunos de Física, colaboradores da OBA e estagiários da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): Bruna Senra, Leandro Faria, João Bittencourt, Thiago Espirito Santo, Marcelo de Araújo, Manoela Froes, Íthalo da Fonseca, Mateus Nunes, Guilherme Menezes e Jéssica Gomes.

A exibição interativa mostra, a partir de imagens projetadas na cúpula, planetas distantes, galáxias, nebulosas, entre outras curiosidades. Por meio do planetário, é possível ver perfeitamente as constelações, sem se preocupar com a atmosfera ou com poluição luminosa das grandes cidades. “Isso ocorre, pois o programa simula, no teto da cúpula, o céu real”, explica o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da OBA.

Segundo ele, trata-se de uma forma lúdica de ensinar sobre as principais constelações vistas no Brasil e entender o posicionamento de cada uma delas no céu. “Podemos propiciar, de maneira divertida, uma melhor capacitação aos educadores interessados e aos alunos. O objetivo da OBA é contribuir de maneira significativa na disseminação do conhecimento científico. E o planetário itinerante é uma grande ferramenta para alcançarmos o nosso objetivo”, ressalta.

Projeto – O planetário foi adquirido em 2014. A compra foi bastante comemorada, pois, até então, a organização só podia ensinar a disciplina com apresentações simples em power point ou observações do céu real – nem sempre disponível devido às nuvens. Agora, o equipamento é utilizado em apresentações gratuitas em escolas e nos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA).

Veja também o site: www.oba.org.br


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários