terça-feira, 18 de agosto de 2015

Centro de Alerta de Desastres Conta Com Geotecnologia do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN) conta com geotecnologia do INPE.

Duda Falcão

Centro de Alerta de Desastres Conta
Com Geotecnologia do INPE

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015

Baseado na plataforma TerraMA² e geotecnologias desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), começou a operar em Araraquara (SP) um novo Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN).

A inauguração ocorreu na sexta-feira (14/8) com a presença do pesquisador Eymar Lopes, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE e coordenador do TerraMA², que ministrou curso de capacitação aos técnicos da Defesa Civil e servidores de Araraquara.

O TerraMA² é destinado ao monitoramento, análise e alerta de riscos a partir de informações de satélites, radares meteorológicos, modelos de previsões numéricas, estações e instrumentos geotécnicos, entre outras bases de dados.

Trata-se de um software aberto, que pode ser adequado ao usuário e suas necessidades de monitoramento, integrando serviços geográficos e modelagem, através do acesso em tempo real a dados meteorológicos, climáticos, atmosféricos, hidrológicos, geotécnicos, demográficos etc.

Segundo o pesquisador do INPE, o objetivo é constituir centros de monitoramento em todas as regionais da Defesa Civil do Estado de São Paulo. “Já temos CIADEN nas regionais de Bauru (centro em Cabrália Paulista), Campinas, Araraquara e Presidente Prudente (centro em Adamantina). Estão sendo elaborados centros em São Carlos e Itapetininga”, informa Eymar Lopes. Mais informações: www.dpi.inpe.br/terrama2



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário