Mau Tempo Adia Envio de Nanosatélite SERPENS-1 Para a Estação Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (17/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que mau tempo adia envio de Nanosatélite SERPENS-1 para a Estação Espacial.

Duda Falcão

Mau Tempo Adia Envio de Nanossatélite
Para a Estação Espacial

Coordenação de Comunicação Social (CCS)


Brasília, 17 de agosto de 2015 – O envio do satélite de pequeno porte SERPENS para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), marcado para hoje (17) foi reprogramado para quarta-feira (19). O adiamento, segundo a Agência Espacial Japonesa (JAXA), foi causado em função do mau tempo na região sudoeste do Japão, onde está o centro espacial de Tanegashima, de onde será lançado o veículo lançador japonês H-IIB.

O cubsat é o primeiro do projeto Sistema Espacial para a Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites (SERPENS), criado pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

A missão do equipamento é inspirada no Sistema Brasileiro de Coleta de Dados, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável por colher informações ambientais do país. Em órbita, onde está programado para ser colocado no final de setembro ou início de outubro, ele receberá informações enviadas via rádio, acumular esses dados no computador de bordo e depois enviá-las para as estações de solo das universidades que integram o consórcio acadêmico que desenvolveu o cubesat.

Além da Universidade de Brasília (UnB) também participam do projeto as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do ABC (UFABC) e de Santa Catarina (UFSC). O Instituto Federal Fluminense (IFF) é parceiro no processo de instalações das estações de solo. A AEB investiu cerca de R$ 800 mil no nanossatélite. Do exterior integram o projeto universidades dos Estados Unidos, da Espanha e Itália.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é essas coisas acontecem, vamos ficar atentos para que tudo possa ocorrer dentro do previsto na quarta-feira - Avante SERPENS-1.

Comentários