terça-feira, 18 de agosto de 2015

INPE Sedia Workshop do IPCC Sobre Projeções Regionais do Clima e Estudos de Impactos e Riscos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (17/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto sedia Workshop do IPCC Sobre Projeções Regionais do Clima e Estudos de Impactos e Riscos.

Duda Falcão

INPE Sedia Workshop do IPCC Sobre
Projeções Regionais do Clima e
Estudos de Impactos e Riscos

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2015

De 15 a 18 de setembro, mais de 120 especialistas de 55 países participarão do Workshop do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) sobre “Projeções Regionais do Clima e seus Usos em Estudos de Impactos e Riscos”. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (IPCC), sediará o evento organizado pelo Grupo de Trabalho I do IPCC, o qual avalia os aspectos físicos científicos do sistema climático e da mudança do clima, e é liderado pelos copresidentes Qin Dahe (China) e Thomas Stocker (Suíça).

As projeções regionais fornecem a base quantitativa para estudos dos impactos da mudança do clima e seus riscos, formando os pilares essenciais para a avaliação completa do IPCC.  Há várias iniciativas de modelagem voltadas para a produção de projeções da mudança regional do clima as quais não atingiram, ainda, a maturidade necessária para o uso generalizado pela comunidade de avaliação de impactos e riscos. Este Workshop é uma oportunidade para fortalecer a ligação entre a avaliação das projeções regionais e a avaliação dos impactos e riscos projetados, com o objetivo de melhorar a informação que o IPCC pode prover a seus usuários e outras partes interessadas no Sexto Relatório de Avaliação.

O Workshop reunirá especialistas do Grupo de Trabalho I do IPCC (a base científica da mudança do clima) e do Grupo de Trabalho II (impactos, adaptação e vulnerabilidade), incluindo cientistas da comunidade de modelagem do clima, modelagem regional e as comunidades de impactos do clima e análise de risco. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a avaliação das projeções regionais da mudança do clima e projeções regionais dos impactos e riscos da mudança do clima do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC; discutir novos desenvolvimentos desde o Quinto Relatório de Avaliação; e explorar formas de facilitar a cooperação entre as diferentes comunidades, antes e durante o Sexto Relatório de Avaliação do IPCC.

“Os impactos da mudança do clima afetam pessoas de todas as regiões do mundo. Para melhor promover a adaptação e promover um planejamento bem informado, faz-se necessário quantificar a informação regional de modelos do clima. Este Workshop será uma oportunidade única de reunir especialistas de 55 países para identificar os desafios e discutir melhorias na apresentação dessas informações no Sexto Relatório de Avaliação do IPCC”, afirma Thomas Stocker, pesquisador em clima e física ambiental do Instituto de Física da Universidade de Bern (Suíça) e copresidente do Grupo de Trabalho I do IPCC.

O IPCC, estabelecido em 1988 pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial, é o organismo líder na avaliação da mudança do clima. O papel do IPCC é avaliar, de forma completa, objetiva, aberta e transparente as informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes ao entendimento da base científica do risco da mudança do clima induzida pelo ser humano, seus potenciais impactos, e opções para adaptação e mitigação.

O Quinto Relatório de Avaliação do IPCC foi publicado em 2013 e 2014, e está disponível em www.ipcc.ch. O Sexto Relatório de Avaliação terá início com a eleição do novo Conselho do IPCC em outubro de 2015.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário