Doutoranda do INPE Participa de Expedição no Oceano Ártico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (04/08) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que Doutoranda do instituto participou de expedição no Oceano Ártico.

Duda Falcão

Doutoranda do INPE Participa de
Expedição no Oceano Ártico

Terça-feira, 04 de agosto de 2015

Aluna da Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fernanda Casagrande foi a única brasileira selecionada a participar de expedição científica no Oceano Ártico, por meio de um programa de capacitação da Agência de Monitoramento Ambiental e Hidrometeorologia da Rússia, Universidade Federal do Ártico e Sociedade Geográfica Russa.

A expedição no navio russo Professor Molchanov foi realizada entre os dias 1° e 21 de julho e teve caráter educacional. O navio saiu do porto de Arkhangelsk, na Rússia, e navegou até a latitude de 80°N.

A bordo, a doutoranda do INPE trabalhou na coleta de dados meteo-oceanográficos e ministrou palestras sobre temas relacionados à sua tese, como o papel do gelo marinho no sistema climático global, a amplificação polar das mudanças climáticas e projeções para o gelo marinho no Ártico baseadas em dados do CMIP5 (Projeto de Intercomparação de Modelos Acoplados, 5ª versão).

Fernanda Casagrande é orientada pelo pesquisador Paulo Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE, e participa do projeto INCT da Criosfera, componente de Interação Oceano-Atmosfera, coordenado pelo pesquisador Ronald Buss de Souza, chefe do Projeto Antártico do INPE.

Navio russo Professor Molchanov.
Aluna do INPE opera equipamento para medir temperatura e salinidade e
realiza coleta de água em várias profundidades para analises biológicas e químicas.
Expedição ao Ártico  foi parte de programa de capacitação
oferecido por instituições russas.


Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários