quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CLA Recebeu Comitiva do DCTA em Visita de Inspeção Anual

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/08) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o centro recebeu comitiva do DCTA em Visita de Inspeção Anual.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

CLA Recebe Comitiva do DCTA
em Visita de Inspeção Anual

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2015, 12h23
Última atualização: Quarta, 12 de Agosto de 2015, 12h23


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu nesta terça (11/8) e quarta (12/8), a Visita de Inspeção Anual do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em acompanhamento aos trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano pelo Centro. O CLA juntamente com outras organizações militares subordinadas ao DCTA, segue um calendário administrativo de inspeções do Órgão de Direção Geral, Setorial e de Assistência direta e imediata ao Comandante da Aeronáutica (ODGSA). A comitiva chefiada pelo Tenente Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Diretor-Geral do DCTA, é composta por oficiais do Estado-Maior do Departamento, além de inspetores responsáveis pela verificação das atividades em 17 áreas diferentes.


As atividades se iniciaram na cerimônia militar com desfile da tropa, contando com a participação de todo efetivo militar do CLA, em solenidade presidida pelo Diretor-Geral do DCTA. Na sequência, o Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA deu as boas vindas aos visitantes e apresentou um briefing da organização militar da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, abordando o histórico e missão além da estrutura organizacional, fatores críticos de sucesso e respectivos indicadores gerenciais estratégicos, principais resultados referentes a 2014, providências adotadas em relação às não-conformidades verificadas na Inspeção do ano passado, execução orçamentária de 2015 e principais óbices que restringem os esforços do CLA na busca do cumprimento da missão, com medidas já adotadas ou possíveis de serem implementadas. Em seguida, a equipe de oficiais e servidores do CLA responsáveis pelas 17 áreas inspecionadas foi apresentada aos respectivos inspetores. Nos dois dias de atividades, a equipe de inspeção do DCTA verificou áreas estratégicas, que interferem diretamente na gestão e organização do Centro, a exemplo da Comunicação Social, Controle Orçamentário, Infraestrutura e Patrimônio, Missão da OM, Recursos Humanos, Segurança Orgânica, Tecnologia da Informação, dentre outras. Ao término, um debriefing com observações iniciais dos inspetores foi apresentado com apontamentos e recomendações para cada área inspecionada.


A inspeção no CLA é prevista na Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 121-6 – “Inspeção nas OM subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial”. Dentre os objetivos principais estão aferir o grau de precisão com que uma tarefa ou missão atribuída à OM subordinada vem sendo cumprida; verificar o cumprimento, a aplicação e a eficácia da legislação, regulamentação, instruções, diretrizes e normas estabelecidas pelos escalões superiores e aplicáveis no âmbito das OM subordinadas inspecionadas; examinar em que medida os planos e programas em curso estão contribuindo para o alcance dos objetivos fixados; e verificar as condições de funcionamento, no âmbito do DCTA e das OM subordinadas, dos diversos Sistemas da Aeronáutica e sua influência no cumprimento da missão das organizações inspecionadas.



Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário