CLA Lançou Ontem Com Exito o 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB) Desta Base de Lançamento

Olá leitor.

Segue abaixo uma nota da postada hoje (28/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que foi lançado ontem (27/08) com êxito 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

CLA Lança 18º Foguete de
Treinamento Básico (FTB)

CLA


Brasília, 28 de agosto de 2015 – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou ontem (27) o 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB). O evento ocorre como parte da Operação Falcão 1/ 2015, iniciada na última segunda-feira (24).

A atividade tem por finalidade o treinamento operacional do Centro e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

O Comandante de Aeronáutica, tenente brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais generais integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica assistiram ao lançamento como parte da programação de atividades da reunião realizada em Alcântara.

O FTB voou por dois minutos e 44 segundos até a dispersão na área de impacto no Oceano Atlântico, a uma distância de 17 quilômetros do CLA. Os dados coletados durante o voo apontam para uma trajetória real seguindo próximo daquela planejada. “Esse lançamento é extremamente importante para manter a operacionalidade e preparar o CLA para receber, a partir de outubro, o foguete VS-40 Sara Suborbital a ser lançado na Operação São Lourenço”, afirma o coordenador geral da Operação Falcão 1/ 2015 e diretor do CLA, o coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

O FTB juntamente com o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) são de fabricação nacional e lançados desde 2009 tanto no CLA, quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

O objetivo dos lançamentos é manter a operacionalidade dos meios técnicos e logísticos e treinar as equipes envolvidas com o lançamento e rastreio, de ambas organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Operação Falcão 1/ 2015 cumpre ainda as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A Marinha e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) também participaram da operação, atuando na interdição do tráfego marítimo e aéreo, respectivamente.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor eu esperava que essa operação fosse realizada mais próxima do início da campanha de lançamento da "Operação São Lourenço" do SARA Suborbital-1, prevista para ser realizada entre os dias 13 de outubro a 07 de novembro próximos, mas enfim, tá ia a notícia e aguarde pelo relatório desta operação.

Comentários