Programa SP Pesquisa Tratará da Atividade Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (03/07) no site da “Agência FAPESP” destacando que o Programa SP Pesquisa tratará da Atividade Solar.

Duda Falcão

Notícias

SP Pesquisa Tratará da Atividade Solar

03 de julho de 2015

(Imagem: SP Pesquisa)
O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no CRAAN
e o monitoramento realizado pelo INPE.

Agência FAPESP – O programa SP Pesquisa, que será exibido pela TV Cultura no sábado (04/07) e pela UNIVESP TV no domingo (05/07), vai conversar com físicos que se dedicam ao estudo do sol e do clima espacial, já que o sol libera energia, na forma de explosões e ejeções de massa coronal que têm efeitos no sistema solar e na atmosfera terrestre.

O SP Pesquisa vai mostrar como é feito o monitoramento do comportamento do sol, das explosões solares, do campo magnético e da quantidade de radiação que chega à atmosfera.

Esse monitoramento é importante para garantir a eficiência no funcionamento das comunicações, transações bancárias, internet, aviação e energia.

O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no Centro de Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAN) e o monitoramento realizado no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

O SP Pesquisa é resultado de um termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura. Na TV Cultura, o programa vai ao ar aos sábados, às 16h. A UNIVESP TV exibe reprise aos domingos (19h) e quintas-feiras (21h30).

Mais informações em univesptv.cmais.com.br.

Os programas SP Pesquisa já exibidos podem ser vistos no canal da Univesp TV no YouTube.


Fonte: Site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Comentários