sexta-feira, 31 de julho de 2015

Instituto de Estudos Avançados Realiza Workshop Sobre Tecnologias

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado hoje (31/07) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) irá realizar de 12 a 14/08 um workshop sobre tecnologias.

Duda Falcão

Instituto de Estudos Avançados
Realiza Workshop Sobre Tecnologias

Estudo sobre consequências da radiação em tripulações
e aeronaves é um dos temas a ser discutido


IEAv
31/07/2015 - 09:12h

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), realiza de 12 a 14 de agosto a 15ª edição de seu Workshop Anual de Pesquisa e Desenvolvimento.

Sob o tema “A missão da Força Aérea Brasileira como fator determinante na pesquisa tecnológica do IEAv”, o evento tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas pelo instituto para a comunidade científica e para o público interno, estimulando a interação entre as divisões e grupos de pesquisa.

Outra intenção é abrir discussões para que os palestrantes externos possam fornecer diferentes perspectivas e experiências sob o ponto de vista de outras instituições.

Estudo Sobre Radiação - Entre os temas a serem discutidos, estão os experimentos realizados por pesquisadores do IEAv no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), para teste e caracterização de equipamentos que medem a radiação a bordo de aeronaves. Em maio, os cientistas estiveram na fronteira entre França e Suíça para utilizar o Campo de Referência de Alta Energia do CERN.


Segundo o Dr. Cláudio Antonio Federico, que participou dos experimentos, esse campo é o único no mundo que reproduz com bastante proximidade a radiação ionizante de altas energias à qual as tripulações e instrumentação de aeronaves estão submetidas em altitudes de voo comercial.

Iniciado em 2009, o estudo pretende dar embasamento para que os órgãos reguladores da aviação possam tomar medidas que previnam falhas e possíveis consequências.  “Essa pesquisa serve para termos mais conhecimentos sobre as consequências da radiação ionizante para os tripulantes e para os instrumentos de voo, já que existem relatos no exterior de alterações provocadas por essa radiação”, explicou o pesquisador.

O Laboratório de Dosimetria do IEAv é o único na América Latina instrumentado e capacitado para a realização deste tipo de medição de radiação ionizante a bordo de aeronaves. “Essa capacitação é crucial para se avaliar os possíveis efeitos da radiação nas tripulações e na instrumentação que voam na região sob a influência da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, a qual abrange boa parte do território Brasileiro”, ressaltou o Dr. Federico.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário