sexta-feira, 10 de julho de 2015

INPE Participa da 67ª SBPC em São Carlos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto participará da 67ª SBPC em São Carlos-SP.

Duda Falcão

INPE Participa da 67ª SBPC em São Carlos

Sexta-feira, 10 de Julho de 2015

Entre os dias 12 e 18 de julho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participa de um dos mais tradicionais eventos do setor científico e tecnológico do País: a 67ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontecerá na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O INPE terá um estande no pavilhão que reúne as instituições vinculadas ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI).

Em seu estande, o INPE apresentará uma maquete do CBERS, satélite de sensoriamento remoto desenvolvido e produzido em parceria pelo Brasil e China. As imagens de satélite são usadas no monitoramento do desmatamento, de recursos hídricos, áreas agrícolas, crescimento urbano, ocupação do solo e em educação, entre outras aplicações.

Também serão exibidos vídeos que destacam as áreas científicas, de engenharia, cooperação internacional e as principais aplicações do INPE, como a oferta gratuita de imagens de satélites, testes para a indústria nacional, dados de desmatamentos, entre outros produtos e serviços oferecidos à sociedade.

Evento paralelo à programação científica da Reunião Anual da SBPC, a ExpoT&C é uma das mais importantes mostras de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do País e, nesta edição, reunirá 37 expositores, dentre os quais estão a própria UFSCar e a Universidade Federal do Acre; os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Defesa Nacional; editoras acadêmicas; agências de fomento como a Capes e a Fapesp; o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD); empresas de base tecnológica e outras instituições, como o Senai e o Sebrae. Neste ano, o evento contará uma área de 6.000 m²; com dois pavilhões climatizados, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.

A ExpoT&C abre na segunda-feira (13), às 12h. A exposição permanecerá aberta à visitação até o domingo (18), sempre das 10h às 19h.

Já a abertura oficial da 67ª SBPC acontece no domingo (12), às 18h, no espaço Bazuah Centro de Eventos (Avenida Getúlio Vargas, 1690 – Jardim São Paulo). As reuniões anuais da SBPC têm como objetivos debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento.

Para informações sobre a 67ª SBPC, acesse: http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário