INPE e ECMWF Formalizam Convênio

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (28/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto e o Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF) formalizam convênio de cooperação.

Duda Falcão

INPE e ECMWF Formalizam Convênio

Terça-feira, 28 de Julho de 2015

O conselho do Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo (ECMWF, na sigla em inglês) comunicou a aprovação do convênio de cooperação proposto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O acordo garante a continuidade da parceria entre o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE e o ECMWF que, entre outras atividades, desenvolveram em conjunto o Metview, um software livre para acesso, processamento e visualização de dados meteorológicos.

A cooperação é importante em termos científicos, especialmente nas áreas de desenvolvimento da modelagem, da assimilação dos dados e desenvolvimento conjunto de softwares meteorológicos.

Além disso, reforça o interesse comum dos órgãos em desenvolver pesquisa para melhoria da modelagem nos trópicos. O convênio garante ainda ao INPE o acesso aos cursos oferecidos pelo ECMWF.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários