Encontro Aparente de Vênus e Júpiter Ocorre Hoje (1)

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o encontro aparente de Vênus e Júpiter ocorrerá hoje (01).

Duda Falcão

Encontro Aparente de Vênus
e Júpiter Ocorre Hoje (1)

ON


Brasília, 01 de julho de 2015 Os dois planetas mais brilhantes do céu, Vênus e Júpiter, estão visíveis desde meados do mês passado e a cada dia parecem estar mais próximos um do outro. Essa proximidade é apenas aparente, ou seja, é como vemos os planetas a partir da Terra.

No anoitecer desta quarta-feira (1º) os dois planetas estarão em máxima proximidade aparente. Como o instante de máxima proximidade se deu às 12h de hoje, a noite será possível contemplar o fenômeno.

“O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr do Sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, explica a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional (ON) do Rio de Janeiro.

Segundo ela, a estrela que está bem visível mais acima dos dois planetas é Regulus, a mais brilhante da constelação de Leão. “Saturno também está visível durante toda a noite na constelação de Escorpião indo para a constelação de Libra”, informa.

Neste mês de julho, Vênus e Júpiter continuarão visíveis, mas a configuração aparente no céu mudará com o passar dos dias. No início da noite do próximo dia 18, Vênus, Júpiter, Lua e Regulus formarão um desenho no céu. Em agosto não será mais possível ver Vênus e Júpiter juntos.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários