CONASAT NEWS - Fifteenth Edition

Olá leitor!

Seguindo com as notícias relacionadas à série sobre o Projeto CONASAT (Constelação de Nano Satélites Ambientais), projeto esse que se encontra em desenvolvimento pelo Centro Regional do Nordeste (CRN) do INPE, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trago agora para você leitor a décima quinta edição do CONASAT NEWS, esta relacionada com as atividades realizadas no período de janeiro a março de 2015, segundo o que consta no ”Diário de Bordo” do projeto.

Duda Falcão

Diário de Bordo: Janeiro-Março de 2015

Atividades

Durante esse hiato de atualizações no site, a equipe CONASAT esteve empenhada realizando as atualizações nos documentos apresentados na Revisão PDR e desenvolvendo novos estudos de viabilidade técnica e financeira para plataformas de geometria diferentes (1U, 2U e 3U). Estudos esses que contemplaram, análises de capacidade de geração de energia, enlaces de comunicação, novas técnicas e filosofias de montagem e integração dos subsistemas, tempo de decaimento e aquisição e controle de atitude. Para, finalmente, embasarmos a decisão de adotarmos uma plataforma 2U como o ideal para o primeiro satélite da missão CONASAT, o CONASAT 0.

No mês de março de 2015 recebemos, por um período de teste de três meses, uma plataforma de desenvolvimento Intrepid da empresa TYVAK, para que nossa equipe possa se habituar com a filosofia de integração utilizada pela empresa norte americana e decidir o quão ela seria útil ao nosso projeto. Ainda no mesmo mês, a equipe de responsável pelo sistema de controle de atitude da plataforma CONASAT iniciou os trabalhos de portabilidade dos códigos usados em simulações, desenvolvidos inicialmente no MatLab, para a linguagem C. Códigos esses que serão executados numa plataforma ARM utilizada em um setup de simulação HIL (Hardware-in-the-loop) aonde esperamos colher os resultados de eficiência temporal e carga de processamento do subsistema.

Reuniões Técnicas 

Durante esse período aconteceram reuniões técnicas importantes para a continuidade do projeto. Entre elas citamos:

* Videoconferência com a equipe de desenvolvimento da empresa norte americana, TYVAK, para apresentação da plataforma Intrepid, desenvolvida e comercializada por eles e que

* Reunião para discutir os requisitos de operação e integração da carga útil ao satélite com a participação das equipes dos projetos CONASAT e Transponder DCS;

* Reunião da equipe CONASAT com a presença dos professores e pesquisadores do INPE-SJC Valdemir Carrara e Helio Koiti Kuga para atualização e definição de uma força de trabalho para conversão e implementação dos códigos para estimação e controle de atitude para a plataforma CONASAT 0.

Bolsistas/Estagiários

Neste período também foram elaborados, pelos bolsitas PCI’s os relatórios de prestação de contas do período informando atividades desenvolvidas, produtividade, resumo do projeto e resultados obtidos em função do plano de trabalho proposto e conclusões gerais.

Próximas Ações 

Conceber e finalizar a documentação necessária para a revisão CDR que ocorrerá terceiro quadrimestre de 2015.

Comentários