CLA Inicia Segunda Edição de Curso Voltado Para Atividades Operacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (06/07) no site do “Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou Segunda Edição de curso voltado para Atividades Operacionais.

Duda Falcão

CLA Inicia Segunda Edição de Curso
Voltado Para Atividades Operacionais

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2015 - 16h06
Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2015 - 18h50


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) iniciou nesta segunda-feira (6/7) a segunda edição de 2015 do Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL). O objetivo do curso é capacitar militares e servidores do CLA para atuarem nas atividades operacionais de preparação, lançamento e rastreio de engenhos espaciais e cargas úteis. O curso se estende nas próximas sete semanas, com atividades práticas nas duas últimas semanas, sendo a última durante a Operação Falcão I 2015, com o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) no final do mês de agosto.


O curso é dividido em módulos teórico com atividades comuns a todos alunos e outro prático com atividades específicas para o pessoal envolvido nas atividades dos setores operacionais do CLA. Com uma carga horária total de 40 horas, os participantes receberão orientações visando exercer com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de veículos espaciais a partir do CLA. Durante os dias de atividades, os participantes serão inseridos no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas sobre planejamento operacional; operações de lançamento; preparação e lançamento; segurança de superfície; atendimento médico; rastreio (radares); tratamento de dados, sincronização; gestão da qualidade; política de patrimônio e realocação; meteorologia; atendimento de emergência; telemedidas; orientações para salvaguarda de informações; segurança de vôo; metrologia; telecomunicações; e logística operacional. Durante a cerimônia de abertura, o Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, destacou a necessidade do curso para transmissão de conhecimentos e familiarização do efetivo do Centro com o ambiente operacional que envolvem um a campanha de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais. O Coronel Olany, a quem coube realizar a aula inaugural desta segunda edição do CPOL no ano com o tema “Gerência de Projetos”, apresentou informações para o planejamento, execução, controle e avaliação de projetos por meio de ferramentas e metodologias atualmente utilizadas no mundo corporativo como o PMBOK. No encerramento do curso, os participantes realizarão uma visita pelas instalações operacionais do Centro e, posteriormente, conhecerão todas as etapas que envolvem uma operação real de lançamento durante a Operação Falcão I 2015.


Nestas duas primeiras edições, o CPOL foi aberto apenas aos militares e servidores do CLA. A partir dos resultados alcançados espera-se que possa ser incluído na Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA), após aprovação dos órgãos superiores, possibilitando a participação de instituições ligadas ao setor aeroespacial e que não pertençam ao Comando da Aeronáutica.


Fonte: Site do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Comentários