Blog Apresenta Resultado Final do 10º IREC

Olá leitor!

Trago agora para você o resultado final da “10ª edição do Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC)”, competição internacional de foguetes universitários realizada anualmente nos EUA.

Vale lembrar que para edição deste ano o Brasil enviou duas equipes universitárias, sendo que a equipe “ITA ROCKET DESIGN” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em sua quinta participação consecutiva no evento, conquistou o seu melhor resultado até então, ficando com o segundo lugar da “Categoria Básica” da competição, terminando assim somente atrás da equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos EUA.

Já a segunda equipe brasileira foi a PET Mecânica” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) que, com o seu foguete JUPITER 1, teve uma passagem modesta em sua primeira participação no evento, quando o seu foguete chegou a ser lançado com sucesso, mas apresentou problemas com o sistema de para-quedas, e acabou chocando-se contra o solo. Vale lembrar que apesar do resultado, a equipe da EPUSP entrou para história do evento tornando a segunda equipe universitária brasileira a participar desta competição.

Já o foguete da equipe do ITA atingiu uma altitude de 7.471 ft (2,2 km) e uma velocidade máxima de Mach 0,6 (758 km/h), sendo completamente recuperado com uso de um sistema de paraquedas, após ter sido localizado no meio do deserto de Green River através das coordenadas fornecidas pela eletrônica embarcada no foguete. Vale lembrar também que o motor deste foguete foi totalmente projetado e construído pelos alunos integrantes da equipe.

Este ano, a equipe que foi liderada pelo aluno Dalton Meneses (engenheiro da Turma ITA 2015) e pelo Engenheiro Eduardo Jourdan (Turma ITA 2014), foi formada por alunos dos Cursos de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica do ITA, e teve o apoio do T. Cel. Lester de Abreu Faria, da CENIC e do SENAI, e também contou com o apoio financeiro da FIESP.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a ambas equipes brasileiras e fica na torcida para que em 2016, outras equipes universitárias do Brasil e da América Latina possam também participar desta importante competição.

Duda Falcão

RESULTADO FINAL DA COMPETIÇÃO

Categoria Básica (10 libras de carga útil para 10 mil pés AGL):

1º lugar: Massachusetts Institute of Technology (EUA)
2º lugar: Instituto Tecnologico de Aeronautica (ITA) (Brasil)

Categoria Avançada (10 libras de carga útil para 23.000 pés AGL):

1º lugar: Mississippi State University (EUA)
2º lugar: Ecole de Technologie Superieure (ETS) Montreal (Canadá)

Space Dynamics Laboratory Payload Challenge:

1º lugar: Oregon State University (EUA)
2º lugar: Concordia University (Canadá)

Prêmio de Excelência Técnica Jim Furfaro: Oregon State University (EUA)

Prêmio de Inovação R.Gilbert Moore: Colorado State University (EUA)

Prêmio Espírito de Equipe: Cairo University (Egito)

Prêmio Desportivismo: University of Illinois – Chicago (EUA)

Equipe do ITA (camisas pretas) ao lado da equipe do MIT,
vencedora da competição.
Equipe da EPUSP

Comentários