Servidores do CLA São Capacitados em Atividades Operacionais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (07/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que servidores do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) são capacitados em Atividades Operacionais.

Duda Falcão

Servidores do CLA São Capacitação
em Atividades Operacionais

CLA

Fotos: Divulgação/CLA
Participantes do curso em atividade na Estação de Telemedidas.

Brasília, 7 de maio de 2015  O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, encerrou na terça-feira (5) o Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL). Iniciada em 22 de abril, a ação objetivou qualificar servidores civis e militares da instituição para atuarem nas atividades operacionais de preparação, lançamento e rastreio de engenhos espaciais e cargas úteis.

Com dois módulos, um teórico com atividades comuns a todos alunos e outro prático, com atividades específicas para o pessoal envolvido nas atividades dos setores operacionais do CLA, o curso teve carga horária total de 40 horas.

Os participantes receberam orientações visando a exercer com segurança e desenvoltura as ações afetas ao lançamento de veículos espaciais a partir do CLA, sendo inseridos no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas sobre planejamento operacional; operações de lançamento; preparação e lançamento; veículos lançadores; rastreio (radares); estação terrena em Alcântara do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), meteorologia; trajetografia e sincronização; telemedidas; metrologia, tratamento de dados; qualidade em processos, realocação territorial, segurança operacional de voo e superfície.

Nos últimos dois dias de curso, foram acompanhadas na prática as atividades desenvolvidas nas estações de Meteorologia, Telemedidas (coleta de dados em voo), Radar Adour (rastreio dos veículos lançados) e no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), as instalações do Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), local onde são preparados os motores dos foguetes, do Centro de Controle Avançado (CAV), local que abriga os responsáveis por atividades tais como transporte, integração dos veículos junto ao lançador e pela segurança de área, ambas executadas na plataforma de lançamentos.

VLS - Também foram acompanhadas algumas das operações realizadas no interior da Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamentos do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

Conforme o coronel aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, diretor do Centro, esta foi a primeira experiência de capacitação de pessoal e que deve ser repetida nos próximos meses visando ao aproveitamento de outros servidores civis e militares do CLA.

Posteriormente, a intenção é expandir o curso a toda Força Aérea Brasileira (FAB) e demais interessados nas atividades espaciais.

Nesta primeira edição, o CPOL ocorreu de maneira experimental apenas para servidores civis e militares do CLA. A partir dos resultados alcançados espera-se que possa ser ofertado como atividade didática da Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA), possibilitando a participação inclusive de instituições e pessoas ligadas ao setor aeroespacial e que não pertençam ao Comando da Aeronáutica.

Integrantes do curso receberam instrução sobre
o funcionamento do Radar Adour.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Deixei o título desta nota de propósito para mostrar uma vez mais o erros recorrentes que os profissionais de imprensa (será que realmente são?) que trabalham na Assessoria de Comunicação do que deveria ser a Agência Espacial Brasileira cometem (visitem o site da Agência antes que eles consertem, isto é, se consertarem). É vergonhoso a forma como essa gente sob a liderança deste fantoche e incompetente presidente deste órgão que, após 21 anos de fundado, ainda não disse para que veio, atua envergonhando o nosso país com esses erros de português no site oficial da agência. Lamentável. "E NÂO É QUE ELES CONSERTARAM MESMO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PATÉTICO. ENTRETANTO VOU MANTER O TÍTULO DA NOTA ERRADO PARA FICAR REGISTRADO".

Comentários