Comissão do Senado Aprova Recurso Para o Satélite SGDC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (19/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou recurso para o Satélite SGDC.

Duda Falcão

Comissão do Senado Aprova
Recurso Para o Satélite SGDC

Agências Gestão CT&I e Senado

Brasília, 19 de maio de 2015 – O recurso para a aquisição do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) foi garantido pelo Senado Federal, com a aprovação a semana passada da Medida Provisória (MP) 662 na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

A matéria permite conceder crédito superior a R$ 404 milhões para a aquisição do equipamento, agora previsto para ser lançado em dezembro de 2016.

O satélite integra o Plano Nacional de Banda Larga, que pretende expandir o serviço em todo o território nacional, além de ser útil também para as demandas militares. A expectativa é que o satélite atenda principalmente a região Norte, carente de infraestrutura terrestre para a implantação das fibras ópticas de banda larga fixa.

Apesar de alguns parlamentares terem criticado o uso de uma medida provisória para matérias orçamentárias, ao invés de em situações de urgência ou calamidade pública, o governo federal alegou que com os atrasos nos pagamentos do contrato com o consórcio Arianespace, havia o risco de perder a data de lançamento e até a posição do espaço sobre o Brasil.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Pois é, já dizia minha vozinha com a sua simplória sabedoria interiorana quando ainda estava viva: “Só não enxerga quem é cego ou quem não quer enxergar por razões óbvias”. Estou cansado dessa gente e deste mar de lama.

Comentários