O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) Iniciam Nova Campanha de Voos Para Monitorar Radiação Cósmica a Bordo de Aeronaves

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (01/04) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) iniciaram nova campanha de voos para monitorar Radiação Cósmica a bordo de aeronaves.

Duda Falcão

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)
Iniciam Nova Campanha de Voos Para Monitorar
Radiação Cósmica a Bordo de Aeronaves

01/04/2015

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), por meio do Laboratório de Dosimetria Aeroespacial (LDA), coordenado pelo Dr. Cláudio Antonio Federico e, com o apoio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), iniciou mais uma campanha de voos para o monitoramento da radiação cósmica incidente em aeronaves. Estas campanhas possuem a finalidade de monitorar a radiação (fluxo, espectro e dose) incidente em aeronaves e em tripulações, que é produzida pela radiação cósmica na atmosfera terrestre. Esta nova campanha se iniciou em 19 de fevereiro e já teve a realização de três voos.

A incidência de radiação cósmica é modulada pelo ciclo solar e pode sofrer perturbações devido a fenômenos como tempestades solares e perturbações no campo magnético terrestre. O espaço aéreo brasileiro está sujeito a uma anomalia magnética denominada Anomalia Magnética do Atlântico Sul (AMAS), que pode afetar a forma com que estas radiações penetram o campo magnético terrestre nesta região. O entendimento das correlações entre estes fenômenos e sua implicação na incidência de radiação em aeronaves em voo faz parte do estudo, que conta com o apoio dos projetos ERISA (Efeitos da Radiação Ionizante em Sistemas Embarcados, (http://erisa.ieav.cta.br) e DRIEAB (Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço Aéreo Brasileiro), ambos do IEAv e financiados pelo CNPq.

Um dos objetivos adicionais deste estudo é obter dados que possam ser utilizados também para validar simulações computacionais da propagação da radiação cósmica na atmosfera terrestre, que estão sendo desenvolvidos em conjunto com o Departamento de Física do ITA. A radiação cósmica incidente nas aeronaves pode ocasionar o acúmulo de dose de radiação, representando um risco em potencial para as tripulações, sistemas e dispositivos eletrônicos embarcados. As capacidades de simulação e de previsão deste tipo de fenômeno são estratégicas para a previsão do comportamento de dispositivos e sistemas avançados nestes ambientes aeronáuticos.

Simulador Antropomórfico.
Contador Proporcional Tecido Equivalente.
Contador Proporcional com sensor sensível para nêutrons.
Espectrômetro de Transferência Linear de Energia.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários

  1. Eita! Um androgeno com maminhas cilindricas. Deve ser uma tentativa de atrair extraterrestres aqui onde nao cai nem pedregulhos espaciais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário