O IEAv Utiliza Impressora de Prototipagem 3D a Filamento Para Imprimir Protótipos de Sistemas Aeroespaciais

Olá leitor!

Segue uma nota postada ontem (01/04) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o instituto adquiriu Impressora de Prototipagem 3D a filamento para imprimir protótipos de Sistemas Aeroespaciais.

Duda Falcão

O IEAv Utiliza Impressora de Prototipagem 3D
a Filamento Para Imprimir Protótipos de
Sistemas Aeroespaciais

01/04/2015

A prototipagem 3D proporciona a capacitação do IEAv na confecção de topologias para teste de novas estruturas e de novos sensores destinados à área aeroespacial. Como exemplos podem-se citar a impressão de estruturas mecânicas de sensores inerciais como giroscópios e acelerômetros, de estruturas de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e de outros sistemas embarcados.

Essa aquisição propiciou, por exemplo, maior versatilidade para os experimentos na área de acelerômetros LASER a fibra óptica, sendo possível, em uma semana, realizar o projeto e impressão de um protótipo mecânico totalmente novo para fins de validação e comparação com topologias de acelerômetros previamente. Dessa forma, novas idéias podem ser rapidamente executadas a um custo baixo. A Figura 2 ilustra uma topologia mecânica completa de um acelerômetro projetado. Esse protótipo foi impresso em um tempo total de 25 horas e o custo associado à matéria prima foi de R$ 28,00. Ressalta-se que tal projeto apresenta alto grau de complexidade e que sua execução por processos convencionais de usinagem envolve a confecção de várias partes, podendo levar até 3 meses desde o projeto até a execução.

Impressora 3D adquirida pelo IEAv.
Topologia de Acelerômetro Opto-Mecânico projetado
e impresso na Divisão de Fotônica.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentários

  1. Gostaria de ressaltar que a Edge of Space vem utilizando impressoras 3D para componentes aeroespacias desde 2013, somos pioneiros no Brasil.

    Eng. Miraglia
    Edge of Space

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eng, Mirfaglia!

      Verdade caro amigo, a Edge Of Space foi a pioneira no uso desta tecnologia no Brasil.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário