Raro Alinhamento Entre Sol, Lua e Terra Causa Eclipse Solar

Olá leitor!

Segue abaixo um comunicado postado hoje (18/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que um raro alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, causará Eclipse Solar na sexta-feira (20/03).

Duda Falcão

Raro Alinhamento Entre Sol, Lua
e Terra Causa Eclipse Solar

O Globo


Brasília, 18 de março de 2015 – Um raro alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra causa na sexta-feira (20) um eclipse solar. De alguns locais do Hemisfério Norte será possível ver o Sol totalmente coberto pela Lua.

O último fenômeno dessa importância ocorreu em 1999. O Brasil e demais países ao Sul do planeta não verão, a olho nu, o evento, mas poderão acompanhar via transmissões ao vivo na internet.

Quando mais ao Norte do planeta a pessoa estiver, mais o Sol ficará encoberto da sua perspectiva. No Reino Unido, por exemplo, o astro estará 84% “tapado” em Londres, 89% em Manchester, 93% em Edimburgo e 97% em Lerwick.

Na capital inglesa, os moradores poderão ver o início do eclipse às 8h24 (5h24 no horário de Brasília) e seu ápice às 9h31 (6h31 no horário de Brasília). A cobertura total do Sol será vista apenas nas Ilhas Faroe, território que pertence à Dinamarca, e no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Os especialistas chamam atenção também para os perigos de se observar o eclipse a olho nu. A recomendação é que os espectadores vejam o fenômeno por meio de projeções. As organizações Royal Astronomical Society e a Society Popular Astronomy indicam o uso de métodos seguros, como óculos especiais e as chamadas Câmeras Pinhole, uma câmera fotográfica artesanal, improvisada com uma espécie de caixa e que tem apenas um pequeno furo como “lente”.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários