Palestra Apresenta Programa de Satélites de Pequeno Porte do IRS

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (18/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que Palestra no instituto apresentará o Programa de Satélites de Pequeno Porte do IRS (Institute of Space Systems em inglês) da Universidade de Stuttgart (Alemanha).

Duda Falcão

Palestra Apresenta Programa de
Satélites de Pequeno Porte do IRS

Quarta-feira, 18 de Março de 2015

Na terça-feira (24/3), às 10h30, será realizada uma palestra sobre o programa de satélites de pequeno porte em desenvolvimento no IRS, instituto localizado em Stuttgart, Alemanha. Proferida pelo Dr. Jens Eikchoff, engenheiro da Airbus Defense & Space e professor honorário de Tecnologia e Operações de Sistemas de Satélite do IRS, a palestra será no Auditório Fernando de Mendonça (acesso Torre A – LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

A apresentação será realizada em inglês e aberta aos interessados – não há inscrição prévia e os 200 lugares do auditório serão preenchidos por ordem de chegada.

Durante a palestra “The IRS Stuttgart Small Satellite Program”, será apresentado o satélite de pequeno porte (100 kg) projetado para ser reutilizado em várias missões. Também serão demonstradas tecnologias de ponta na área espacial, como computador de bordo baseado em FPGA reconfigurável, comunicação SpaceWire, além de um novo método de implementação de mecanismo para abertura de painéis solares.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Creio que esta palestra deva ser do interesse de todos os grupos brasileiros que trabalham ou pensam em trabalhar com pequenos satélites, ai incluídos, os picos e nanossatelites.

Comentários