Oportunidades de Pesquisa no IAG-USP

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (23/03) no site da “Agência FAPESP”, destacando as Oportunidades de Pesquisa no IAG-USP.

Duda Falcão

Notícias

Oportunidades de Pesquisa no IAG

23 de março de 2015

(Ilustração: CTA)
Estão abertas inscrições para bolsas de doutorado, pós-doutorado
e jovem pesquisador ligadas a Projeto Temático.

Agência FAPESP – O grupo de pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) que desenvolve o Projeto Temático FAPESP "Investigação de Fenômenos de Altas Energias e Plasma Astrofísicos: Teoria, Simulações Numéricas, observações e instrumentação para o Cherenkov Telescope Array (CTA)" seleciona pesquisadores para participar do estudo, com bolsas de doutorado, pós-doutorado e jovem pesquisador.

O objetivo do projeto, coordenado por Elisabete de Gouveia Dal Pino, é estudar fenômenos de magneto-hidrodinâmica e altas energias em estrelas, objetos compactos, galáxias e aglomerados de galáxias, empregando técnicas analíticas e numéricas – além de participar dos projetos CTA e Astri-CTA Mini-Array.

Consórcio internacional formado por 28 países, entre eles o Brasil, o CTA pretende construir, até 2020, o maior observatório do mundo dedicado ao estudo de corpos celestes que emitem radiação gama, de mais alta energia.

O observatório contará com cerca de 100 telescópios que serão instalados em dois lugares distintos, um no hemisfério Sul e outro no Norte. A escolha de qual será o país-sede do hemisfério Sul ainda não foi anunciada.

A ideia é construir um conjunto inicial de sete telescópios – que formarão um arranjo embrionário do observatório, denominado CTA Mini-Array. Três deles serão construídos no âmbito do Projeto Temático sob a responsabilidade de Dal Pino (leia mais em http://agencia.fapesp.br/nova_infraestrutura_de_pesquisa_para_astrofisica_de_particulas_na_america_do_sul/20393/) .

O IAG-USP é uma instituição de excelência e uma das líderes em Astrofísica e Cosmologia no Brasil e na América Latina, com uma equipe de 32 professores, 30 pós-doutorandos, mais de 60 estudantes de pós-graduação e um programa internacional de visitantes. Os candidatos aprovados terão acesso a excelente infraestrutura de computação.

As inscrições para as bolsas de doutorado devem ser feitas, preferencialmente, até o fim de março. As atividades terão início em agosto.

Os candidatos deverão enviar, em formato pdf, um curriculum vitae, lista de publicações e uma breve declaração dos interesses em pesquisa via e-mail para dalpino@iag.usp.br.



Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentários