Especialistas se Reúnem Para Debater Lixo Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que especialistas se reúnem para debater Lixo Espacial.

Duda Falcão

Especialista se Reúne
Para Debater Lixo Espacial

ESA


Brasília, 12 de março de 2015 – A Agência Espacial Europeia (ESA) reúne na Holanda nos próximos dias 17 e 18 peritos da indústria de espaço para discutir as medidas necessárias para minimizar o problema acarretado pela quantidade de detritos espaciais orbitando a Terra.

O evento é uma iniciativa da Associação Espaço Limpo. Segundo os especialistas, os cerca de 12 mil fragmentos de satélites e restos de foguetes ao redor do planeta não só ameaça a saúde ambiental do espaço como dificulta muito qualquer tipo de atividade espaço.

O lixo espacial é colocado como uma das principais preocupações no sector espacial, forçando a indústria europeia a buscar decisão conjunta para modificar o modelo de missões em órbita e, assim, diminuir a quantidade de resíduos.

O encontro trata ainda de analisar tecnologias que permitam reduzir o número de satélites que permanecem sem uso em órbita se tornando uma ameaça para naves tripuladas, por exemplo, e para a população, quando da reentrada desordenada na atmosfera.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Discussão importantíssima para o futuro do planeta e da humanidade, mas que pouco terá contribuição do Brasil (se é que algum representante brasileiro comparecerá nesta reunião), já que o nosso país é uma piada como nação. Quanto ao erro de português no título desta nota da AEB, deixei de propósito para demonstrar a incompetência instalada na CCS desta agência de brinquedo, apesar de crer que eles muito provavelmente irão corrigir.

Comentários