Maior Binóculo do Mundo Vai Procurar Alienígenas

Olá leitor!

Segue abaixo uma interessante nota postada hoje (06/01) no site “Inovação Tecnológica” destacando que o maior binóculo já construído irá procurar por vida alienígena.

Duda Falcão

ESPAÇO

Maior Binóculo do Mundo
Vai Procurar Alienígenas

Com informações da New Scientist
06/03/2015

[Imagem: Enrico Sacchetti]
Se os ETs chegarem primeiro, talvez possam se assustar com
o tamanho dos olhos que construímos para vigiá-los.

Telescópio Binocular

Ele se parece com os olhos de um robô gigante, mas é na verdade o maior binóculo já construído.

Para ser mais preciso, é um telescópio, chamado LBT (Large Binocular Telescope, ou Telescópio Binocular Gigante), montado no topo do Monte Graham, no estado norte-americano do Arizona.

E a aparência e estrutura de binóculos têm tudo a ver com a missão do LBT: seu objetivo é procurar alienígenas.

Para isso, telescópio binocular passou por uma atualização tecnológica. Seus dois espelhos, com 8,4 metros de largura cada um, são capazes de coletar e combinar a luz como se fossem um único espelho de 11,8 metros.

Isso tecnicamente torna o LBT o maior telescópio em funcionamento no mundo.

[Imagem: Enrico Sacchetti]
Tecnicamente o LBT é o maior telescópio
em funcionamento no mundo.

Busca de Vida Alienígena

Os astrônomos vão utilizando o LBT para estudar a poeira ao redor de estrelas próximas e distantes, com a esperança de compreender como essa poeira pode obscurecer a luz refletida por exoplanetas semelhantes à Terra.

A expectativa é que a análise dessa luz possa revelar as substâncias químicas presentes nas atmosferas desses planetas, potencialmente dando pistas sobre a presença de vida alienígena.

Além da busca por ETs através do rastreamento dos sinais de rádio, feito pelo projeto SETI há várias décadas, os especialistas têm argumentado que pode ser proveitoso procurar sinais de civilizações extraterrestres por meio das influências dessas civilizações nas atmosferas dos exoplanetas.

O super telescópio binocular vai ver se é mesmo.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Poxa leitor, que projeto fantástico, que iniciativa maravilhosa, mas só possível em sociedades sérias e comprometidas com o futuro.

Comentários