DCTA Comemora 46º Aniversário

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (16/03) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) destacando que o DCTA comemorou na última terça-feira dia 13/03 o seu 46º Aniversário.

Duda Falcão

DCTA Comemora 46º Aniversário

Texto: Asp Larissa
16/03/2015

Na última sexta-feira, dia 13, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) comemorou seu 46º aniversário. Dentre a programação do aniversário, houve a cerimônia de descerramento dos retratos de dois grandes nomes da área de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, que passaram a compor a “Galeria dos Pioneiros” do DCTA. São eles o Major Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, pioneiro do estudo da computação no Brasil, e o Professor Urbano Ernesto Stumpf, que viabilizou o uso do etanol e é considerado o “Pai do Motor a Álcool”.

A “Galeria de Pioneiros” foi criada no ano de 2010, quando o então Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann idealizou o projeto, com o principal objetivo de reverenciar os feitos realizados pelos pioneiros da área de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em benefício da sociedade brasileira, e evidenciar àqueles que ao longo de 60 anos deixaram uma notável história de desafios e conquistas.

Na cerimônia militar, foram entregues medalhas por tempo de serviço, e houve homenagens ao Graduado, Praça e Servidor Civil Padrão, por terem se destacado em suas funções no último ano. O evento contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Cleonilson Nicácio Silva e de Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares.

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva resgatou um pouco da história do Departamento, dando ênfase aos seus feitos ao longo dos ano. “A partir de uma perspectiva estratégica, podemos identificar três grandes áreas de atuação do DCTA: uma voltada para o Ensino e a Pesquisa, uma focada em Sistemas Aeronáuticos e de Defesa, e àquela que compreende o Setor Espacial. Em todos esses campos, todos voltados ao atendimento da necessidade básica da sociedade brasileira de assegurar a soberania do Estado sobre o espaço aéreo nacional, temos realizações das quais nos orgulhar”, afirmou o Diretor-Geral.

Fotos: S1 Lucas


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários