Brasileiros Ajudam a Identificar Candidatas a Galáxias Anãs

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que Brasileiros ajudaram a identificar candidatas a Galáxias Anãs.

Duda Falcão

Brasileiros Ajudam a Identificar
Candidatas a Galáxias Anãs

Ascom do ON


Brasília, 11 de março de 2015 – Astrônomos de dois times independentes – um do levantamento Dark Energy Survey (DES) e outro da Universidade de Cambridge, na Inglaterra – anunciaram nesta semana a descoberta de mais oito sistemas estelares satélites da Via Láctea.

A identificação dos sistemas estelares baseou-se nos dados do primeiro ano do DES, cuja análise foi liderada pelos astrônomos norte-americanos Alex Drlica-Wagner e Keith Bechtol. O grupo brasileiro no projeto internacional – o DES-Brazil – também teve participação ativa no achado.

O grupo de trabalho internacional do DES que lida com a Via Láctea (DES-MW) é coordenado pelo pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do DES-Brazil, Basílio Santiago.

Sua equipe esteve entre as primeiras a identificar os novos objetos. Parte deles foi reconhecida a partir do uso de ferramentas desenvolvidas pelo DES-Brazil e disponíveis em um portal científico, acessível via web para a colaboração.

O DES é responsável pelo levantamento profundo de uma ampla região do Hemisfério Sul. Com duração prevista de cinco anos, o projeto envolve mais de 300 participantes de dezenas de instituições de vários países, incluindo o Brasil.

Laboratório – A participação brasileira no DES é gerenciada pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LlneA), cuja responsabilidade é promover a participação de pesquisadores em grandes projetos internacionais que envolvem o uso intensivo de tecnologia da informação.

O LIneA é um laboratório interinstitucional que envolve, além do Observatório Nacional (ON), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), todas instituições vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

“Os investimentos financeiros feitos pelo LIneA estão trazendo ótimos dividendos em termos de resultados científicos, permitindo, inclusive, a participação de jovens estudantes em descobertas relevantes na astronomia, além do contato com colaboradores internacionais de instituições de primeira linha”, avalia o coordenador do LlneA e pesquisador do ON, Luiz Nicolaci.

O laboratório foi criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos, utilizando dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos – os projetos Dark Energy Survey e Sloan Digital Sky Survey III.

Para alcançar os objetivos científicos, o LIneA gerencia a infraestrutura de armazenamento, processamento, análise e distribuição de dados astronômicos por meio do projeto Astrosoft.

Conhecimento – Os oito sistemas estelares recém-descobertos são objetos constituídos por estrelas velhas e pobres em elementos químicos pesados, o que é típico das estrelas situadas no halo estelar, o componente mais externo da Via Láctea.

Eles variam em tamanho e distância, mas a maioria tem propriedades mais parecidas com as de uma galáxia anã do que com um aglomerado estelar. A serem confirmadas como galáxias anãs, essa descoberta aumenta em um terço o número desses objetos conhecidos e que orbitam em torno da Via Láctea.

“A importância desse achado está não apenas no aumento do censo de satélites da galáxia, mas também no fato de que as propriedades desse sistema de satélites permitem testar os modelos de formação de estruturas cósmicas”, explica Santiago, coordenador do DES-MW.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários