Brasil e África do Sul Querem Comitê Para Avançar em CT&I

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Brasil e África do Sul querem comitê para avançar em CT&I.

Duda Falcão

Brasil e África do Sul Querem
Comitê Para Avançar em CT&I

MCTI


Brasília, 19 de março de 2015  Brasil e África do Sul devem formar um comitê conjunto para avançar com a cooperação bilateral no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A decisão foi tomada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e a ministra da Ciência e Tecnologia da África do Sul, Naledi Pandor, em reunião no MCTI, na quarta-feira (18).

“Temos muitas afinidades, ocupamos o mesmo hemisfério, temos populações heterogêneas, mas ainda não avançamos na cooperação em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou a ministra. “O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, está engajado nessa decisão de fazer com que prospere a parceria”.

Rebelo agendou uma reunião para hoje (19) com a delegação sul-africana. O objetivo é desenhar uma estratégia de ações no setor.

O encontro será coordenado pelo secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata. Também participam o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta, embaixador Carlos Henrique Cardim, o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, já que esta nota foi postada no site do que deveria ser a Agência Espacial Brasileira (AEB), devo concluir que este interesse também envolve a área espacial, ou então é mais uma nota sem sentido e com o único propósito de colher frutos políticos. Enfim... Diante disto ministro Aldo Rebelo, eu gostaria de lhe perguntar e ao fantoche Braga Coelho cadê o projeto dos dois Satélites IBAS, lançado com tanta pompa pelo humorista Luis Inácio “LULA” da Silva durante a realização da reunião dos países deste bloco (Índia, Brasil e África do Sul) em Abril de 2010, reunião esta ocorrida em Brasília? Na época o BLOG BRAZILIAN SPACE teve o cuidado de avisar aos Sul-Africanos (os mais interessados neste projeto) que se eles quisessem realmente concretiza-lo que fizessem somente com os indianos ou com qualquer outro país onde o Programa Espacial fosse conduzido com seriedade e comprometimento, pois se envolvesse o Brasil seria pura perda de tempo. Não deu outra, o projeto que previa o lançamento dos dois satélites até 2014, não passou de algumas reuniões técnicas que pelo visto não deram em nada, há não ser em gastos públicos decorrentes do deslocamento de servidores envolvidos para os locais destas reuniões. Uma vergonha, uma estupidez, um tremendo descaso com os recursos públicos, comum a esta classe de debiloides irresponsáveis e corruptos que militam há décadas a classe política deste Território de Piratas. Uma vez mais volto a prevenir aos Sul-Africanos que, no que diz respeito às atividades espaciais seria melhor para vocês ficarem bem longe do Brasil, e num contexto geral não gerar grandes expectativas quanto a qualquer acordo assinado nesta área de Ciência e Tecnologia. Espero que desta vez aceitem meu conselho e parabéns pelo que vocês vem realizando junto a SANSA (Agência Espacial Sul-Africana).

Comentários