AEB Seleciona Experimento Para Voo de Brasileiro ao Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada no dia de ontem (24/03) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) divulgando que a Agência começou no dia de hoje a receber as propostas para a seleção do experimento que embarcará na viagem do jovem Eng. Pedro Nehme ao espaço.

Duda Falcão

AEB Seleciona Experimento Para
Voo de Brasileiro ao Espaço

MCTI


Brasília, 24 de março de 2015  A Agência Espacial Brasileira (AEB) começou a receber nesta terça-feira (24) as propostas para a seleção do experimento que embarcará na primeira viagem de um civil brasileiro ao espaço.

O projeto escolhido viajará a bordo do veículo Lynx Mark II, da empresa XCOR Space Expeditions. Será levado pelo estudante de engenharia elétrica Pedro Nehme, que venceu um concurso disputado por 129 mil participantes de vários países. Como prêmio, conquistou a vaga para a viagem espacial.

A competição foi promovida em 2013 pela empresa aérea holandesa KLM. O desafio consistia em calcular em qual ponto estouraria um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS.

À época, Nehme era estagiário da AEB, agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Dentre todos os candidatos, ele foi o que mais se aproximou do resultado final.

Hoje, com 23 anos, Nehme cursa o último ano do curso de engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) e, como bolsista da AEB, auxilia no desenvolvimento dos programas da agência. A viagem espacial está prevista para o final do ano ele já se prepara para embarcar naquele que será um grande marco para a sua vida pessoal e profissional.

Nehme será o segundo brasileiro a embarcar para o espaço e o primeiro civil a realizar o feito. Em 2006, o astronauta militar Marcos Pontes integrou a Missão Centenária, batizada em homenagem aos 100 anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Seleção – A seleção do experimento para a viagem de Nehme é feita por meio do 5º Anúncio de Oportunidade (5º AO), do Programa Microgravidade da AEB. O edital é direcionado a escolas públicas de educação básica em parceria com instituições de ensino superior (IES).

As propostas devem ser cadastradas exclusivamente pela internet, por meio do formulário eletrônico disponível no portal: http://microgravidade.aeb.gov.br/. Os interessados têm até o próximo dia 27 de abril para a inscrição. A divulgação do resultado está prevista para 2 de maio.

A chamada pública busca o desenvolvimento de um dispositivo eletrônico compacto, portátil, wearable (que pode ser facilmente integrado ao corpo, com dimensões e massa que não comprometam a execução de movimentos) e não invasivo.

O experimento deve ser capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários